A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária da Moita (Moita)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Somos um grupo de alunos do 12.º ano de Ciências e Tecnologias. Durante o ano letivo 2021/2022, desenvolvemos um projeto de Biologia, no qual realizámos uma saída de campo, uma palestra e duas esculturas.
Este projeto teve como intuito a sensibilização para a preservação da fauna, mais concretamente das aves, uma vez que sentimos que existia necessidade de dar a conhecer aos alunos e professores um pouco mais sobre este assunto, já que vivemos numa região com grande património de avifauna estuarina, e que é pouco conhecida pela maioria das pessoas.
Este projeto organizou-se em três momentos. O primeiro consistiu numa saída de campo, realizada no dia quatro de fevereiro, que foi cumprida com a ajuda de professores (Dina Dias, Alexandra Seabra, Paula Martins, entre outros) e de biólogos (Mário Carmo e Paula Silva). Nesta saída começámos com uma caminhada, desde a Escola Secundária da Moita até ao “Sítio das Marinhas” onde observámos grande variedade de espécies de aves, usando monóculo. É muito difícil obter fotografia com qualidade com os recursos que temos, mas fizemos observação de dezoito espécies de aves.
Após isto, caminhámos desde o “Sítio das Marinhas” até à Praia do Rosário onde, com a ajuda de uma turma de 5.º ano, outra turma de 8.º ano, o 12º B1 (turma do Curso de Artes) e a nossa turma (12.º A1), recolhemos o lixo presente no areal.
Num segundo momento, concretizámos uma palestra, com a cooperação da SPEA, dirigida a turmas do 10.º ano, que foi dinamizada pela bióloga Carolina Bloise (Técnica de Educação Ambiental – Departamento Cidadania e Educação Ambiental), que abordou os seguintes temas:
 Definição de estuário
 Como identificar aves
 Aves típicas da região do estuário do Tejo
 A importância do estuário do Tejo para as aves
 A inevitabilidade dos perigos a que o estuário do Tejo está sujeito.
Num terceiro momento, para terminar este projeto, construímos duas esculturas, de duas aves, com uma base em madeira, e usando o lixo recolhido na saída de campo. As aves representadas foram um pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e uma garça-branca-pequena (Egretta thula). Trabalhámos em colaboração com outros colegas da nossa turma, e com os nossos colegas de Artes, no sentido de pesquisarmos em conjunto e da elaboração de um mural na escola, representativo da biodiversidade do estuário e do sapal do Tejo, que existem nas proximidades da nossa escola.