A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica António Gedeão (Odivelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º

N.º de Participantes:
4 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
IDENTIFICAÇÃO DA AULA
1. Tema – Célula – a unidade básica e morfofisiologica dos seres vivos.
2. Introdução – As aulas destinadas ao estudo da célula, enquanto parte constituinte, morfológica e funcional de todos os seres vivos, e da microscopia tiveram como objetivo a observação de células eucarióticas vegetais da epiderme da cebola o que permitiu a comparação com as células eucarióticas animais.
3. Ano de escolaridade – 8.º ano (sensivelmente 13 anos)
4. Objetivos, conhecimentos e competências – Distinguir células eucarióticas vegetais de células eucarióticas animais em observações microscópicas; reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando os principais constituintes das células eucarióticas; distinguir os níveis de organização biológica dos seres vivos e dos ecossistemas; adquirir conhecimentos do modo de funcionamento e manuseamento do M.O.C.; adquirir conhecimentos do manuseamento do material de microscopia; conhecer técnicas de microscopia; adquirir competências para a observação, registo e tratamento de informações científicas para a elaboração do relatório científico; compreender os cuidados a ter no laboratório; compreender o protocolo experimental; saber trabalhar e colaborar em grupo; utilização/exploração de um aplicativo de design online como, por exemplo, o Adobe Express; utilização/exploração de documentos partilhados para a elaboração do relatório científico como, por exemplo, word do One Drive.
5. Duração da aula – 90 minutos.
PREPARAÇÃO
6. Preparação prévia – Preparar o material de microscopia para a execução da atividade prática laboratorial; explorar o protocolo experimental.
7. Notas importantes –i) cuidados a ter com o M.O.C.; ii) regras de segurança no laboratório; iii) observação, registo e tratamento de informações científicas para a elaboração do relatório científico; iv) exploração do protocolo experimental; aspetos relevantes para o trabalho de grupo e colaboração entre os membros; v) ; exploração de um aplicativo de design online como, por exemplo, o Adobe Express e documentos do word do One Drive que permitem a partilha.
8. Recursos necessários – material biológico (cebola), de microscopia (lâminas, lamelas, tesoura, pinça, corantes, M.O.C., entre outros), protocolo, manual e bibliografia fornecida pela docente.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
9. Atividade – Indicação dos diferentes passos ou descrição sobre como a aula será conduzida pelo professor. Estruturar a descrição utilizando estes pontos principais:
Introdução – O tema foi introduzido na sequência do estudo da célula, a unidade básica e morfofisiologica dos seres vivos.
Desenvolvimento – A bibliografia fornecida e, posteriormente, o protocolo foram analisados antes da atividade prática laboratorial. Desta forma, os alunos levantaram várias questões como, por exemplo, que tipo de células constituem a epiderme da cebola, que forma apresentam as células, que organelos podem ser observados ao M.O.C., qual a forma e a cor, que técnicas de microscopia são relevantes para esta prática, como é manuseado e arrumado o M.O.C., entre outras questões que surgiram ao longo das aulas que antecederam a atividade e duramente a mesma, como se procede ao registo do que se observa ao M.O.C., como é elaborado o relatório científico, como se calcula a ampliação total, entre outras.
Conclusão – Os objetivos definidos foram alcançados o que permitiu aos alunos a aquisição das competências pretendidas. Foi um sucesso!
10. Avaliação – pela avaliação do relatório científico e questões aula e fichas de avaliação bem como a aquisição dos conhecimentos que se seguem.
DEPOIS DA AULA
11. Disseminação/Partilha – Os relatórios científicos foram avaliados e apresentados os aspetos a melhorar a cada grupo de trabalho. De seguida, os grupos apresentaram na sala de aula o seu relatório. Alguns relatórios foram divulgados no jornal da escola, na página web do agrupamento e nas suas redes sociais (Facebook e Instagram) depois de devidamente autorizados pelos autores e respetivos encarregados de educação.
12. Atividade complementar – A observação de células eucarióticas animais do epitélio bucal depois de garantidas as condições de higiene e não contágio com recurso a materiais descartáveis.
13. Adaptações – As adaptações foram feitas de acordo com a condição de cada um e o grupo onde foram inseridos (previamente definidos tendo em conta o aluno com necessidades educativas).
14. Informação prévia para professores – https://express.adobe.com/page/wNSguQUD7EowC/;
15. Referências/bibliografia – Nada a salientar.