A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os recintos escolares, as imediações das nossas casas, o nosso meio envolvente é palco de diversos ecossistemas que importa conhecer, compreender e valorizar pelo papel fundamental que desempenham nas nossas vidas e para a Humanidade. Este foi o desafio do biólogo e investigador, Dr. Ricardo Pinto, da Universidade de Aveiro, aquando da aula de campo que desenvolveu com os nossos alunos, na nossa escola. A modalidade de aula de campo como modo de estudo e de investigação proporciona aos alunos aprendizagens mais significativas, uma apropriação do espaço que também é o seu, permite um trabalho de equipa e entreajuda, um sentido de responsabilidade e de pertença muito mais profundo do que uma mera abordagem em sala de aula, através dos livros. Assim, depois de uma sensibilização muito bem conseguida por alguém ligado ao tema e com recurso a aplicações móveis como o plantnet e o inaturalist identificámos as espécies arbóreas do nosso recinto escolar, algumas espécies arbustivas, insetos e outros animais. Houve previamente a captura de imagens através de máquina fotográfica e telemóvel e posteriormente, em sala de aula, o preenchimento da “Ficha de espécie” disponibilizada para o efeito. Fizemos a seguir os QR code das árvores, a colocar junto de cada espécie identificada. Fizemos também, em sala de aula, alguns comedouros para distribuir pelas árvores do recinto escolar como forma de atrair aves ao nosso espaço.