A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Somos a turma do 5º A da Escola Padre António Morais da Fonseca – Agrupamento de Escolas da Murtosa. Tomamos conhecimento deste Projeto do eco Escolas, através da Coordenadora Professora Teresa Ravara, o objetivo seria os alunos estudarem/ explorarem a biodiversidade existente na área da escola/ residência. Este Projeto foi dado a conhecer aos alunos, ficando estes muito entusiasmados.
A nossa escola situa-se na Murtosa, distrito de Aveiro, é banhada pela Ria de Aveiro e próxima da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. A biodiversidade, quer ao nível da fauna quer ao nível da flora é muito variada e rica.
A partir do Projeto DAC, exploramos este tema da seguinte forma: os alunos começaram por observar com mais atenção a Pateira, que se encontra perto da escola e que muitos percorrem no seu caminho para casa. No dia 6 de abril, os alunos participaram num percurso pedestre até ao cais da Cambeia, com reconhecimento do habitat natural. Já no cais, os alunos realizaram alguns jogos tradicionais. Foi feita, no dia 11 de maio, uma visita à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, onde percorremos um Trilho no qual observamos várias espécies e fizemos o registo fotográfico das mesmas.
Nas aulas de Educação Visual, os alunos fizeram a ilustração de alguns animais existentes nesta região e construíram/ ilustraram a “Árvore dos animais”.
Na disciplina de Ciências fizeram a pesquisa de informações sobre o animal/ planta que escolheram trabalhar, esta tarefa foi realizada a pares. Posteriormente, esta informação foi tratada e redigida na disciplina de Português e preenchida a “Ficha da espécie”.
Desde a apresentação em Assembleia de Turma deste projeto, os alunos mostraram-se muito entusiasmados, durante toda a execução, visita e elaboração, os alunos estiveram sempre muito empenhados e motivados. Muitos descobriram seres vivos que não sabiam que estavam tão perto, e passaram a olhar para o meio que os envolve com outro entusiasmo e passaram a valorizar mais a riqueza natural que os envolve.