A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º e 9º anos de escolaridade

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Esta atividade iniciou-se em novembro com aulas de campo com as turmas de 9º ano, no sentido de fazerem um levantamento das árvores autóctones existentes no espaço escolar.
Após o reconhecimento e a recolha de folhas, assistiram a uma palestra sobre a importância da floresta autóctone por altura da comemoração do Dia da Planta Autóctone.
Em articulação com a disciplina de Educação Visual, os alunos criaram a impressão da folha autóctone.
Em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento fizeram pesquisa e preencheram a ficha de identificação da espécie, trabalhos estes expostos em março, no Dia Mundial da Árvore.
No final do 2º período, as turmas do 8º ano de escolaridade fizeram aula de campo e em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, no início do 3º período fizeram o preenchimento da identificação da espécie e a respetiva ilustração. Estes trabalhos foram expostos a 22 de maio, Dia da Diversidade Biológica.