A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O trabalho foi proposto numa aula de Biologia e Geologia a onze alunos da turma do décimo ano, sendo-lhes apresentados os objetivos, o procedimento, o material a utilizar com vista à realização de uma investigação no espaço escolar que lhes proporcionasse a recolha de imagens/fotos dos seres vivos aí existentes.
Criaram-se três grupos de alunos que motivados realizaram uma aula de campo, em redor do espaço escolar. Os alunos puderam então observar e tirar fotos às plantas, aves, insetos e répteis aí existentes.
Nas aulas seguintes procederam-se à análise das fotos tiradas e à investigação das caraterísticas de cada ser vivo observado, bem como ao preenchimento da ficha solicitada no projeto “A Biodiversidade, na minha Escola”.
Os alunos durante o decorrer do trabalho mostraram-se sempre muito interessados, empenhados envolvendo-se com os seus próprios materiais, telemóveis e computadores pessoais. Puderam desenvolver competências no âmbito da investigação científica e procederam à articulação de conhecimentos de Biologia já adquiridos com outros novos.