A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5. ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos das turmas H e K do 5.º ano, na disciplina de Ciências Naturais e dos alunos de Educação Especial, no âmbito da Oficina de Projeto. O desafio foi lançado às turmas e aceite com muito entusiasmo pelos alunos.
A curiosidade pelas espécies existentes na escola foi grande. Este desafio permitiu aos alunos explorar e conhecer a biodiversidade do espaço escolar da Escola Vale de Milhaços.
Primeiramente foi feito o registo fotográfico das espécies escolhidas pelos alunos, com identificação das mesmas utilizando a câmara do Google. Já na sala de aula, os alunos utilizaram os computadores e os telemóveis para recolher mais informações (características, curiosidades…), por forma a preencher a ficha sobre as espécies. Por fim, ilustraram cada uma das espécies fotografadas.
Com esta atividade conseguiu-se promover competências de pesquisa, de literacia digital e o sentido de proteção da natureza.
Os trabalhos foram expostos no jornal do Eco-Escolas, na nossa escola, bem como na Biblioteca Municipal do Seixal.