A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Vilamar (Cantanhede)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
pré - escolar - 1.º, 2.º, 3.º e 4.ºanos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A EB/JI de Vilamar está situada na aldeia de Vilamar, integrando o concelho de Cantanhede.
À volta da nossa escola existem alguns terrenos agrícolas, cultivados durante todo o ano, com variadas espécies de plantas (de acordo com a época), que se destinam sobretudo ao consumo doméstico. Há também uma grande variedade de árvores de fruto e outras plantas decorativas presentes nos jardins. Existem, ainda, bem perto da nossa escola, terrenos de grandes dimensões florestais, onde predominam as seguintes espécies: o pinheiro e o eucalipto.
Toda esta natureza circundante e o jardim que a nossa escola possui, com o embelezamento e os cuidados que temos tido, permitem que os nossos alunos, desde muito cedo, contactem e explorem a biodiversidade existente no espaço escolar.
A partir do momento em que decidimos abraçar o projeto “Biodiversidade da minha Escola”, é comum ver os alunos, durante o recreio, à procura de animais. Quando os encontram é uma alegria, pois gostam de os pegar e solicitam o registo fotográfico dos mesmos.
Relativamente às plantas presentes no recinto da escola, podemos dizer que temos um espaço rico, com imensa variedade de espécies, de cores, formas e tamanhos diversos. A curiosidade de saber mais sobre as nossas plantas foi desde cedo uma aventura. Os alunos fazem pesquisas e procuram saber mais sobre o assunto. O registo fotográfico foi da sua autoria.
Relativamente ao projeto “Biodiversidade da minha Escola”, reunimos todos os alunos numa sala de aula e visualizámos alguns vídeos sobre a biodiversidade. Este momento, para além de ser de aprendizagem, foi também de partilha de experiências. Dialogámos com os alunos sobre as temáticas apresentadas, esclarecemos dúvidas, revemos matéria já lecionada em algumas áreas disciplinares, resolvemos em conjunto um quizizz sobre o que aprendemos, com muito sucesso, e realizámos desenhos sobre os animais e plantas selecionados para submeter na apresentação do nosso trabalho.
Em suma, a nossa escola apresenta um meio envolvente muito agradável, onde é frequente ouvir o som dos passarinhos, dos ramos a moverem-se com o vento, ver os animais dos vizinhos a passear pelos muros, observar os pássaros e insetos e disfrutar da sombra que as árvores nos dão nos dias de calor.