A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºs anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Fotografado dum Guião de um aluno algumas espécies encontradas.

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os alunos e professoras do 5º ano de escolaridade na disciplina de Ciências Naturais aderiram ao Projeto Literacia pela Preservação das Florestas. Foram realizadas 3 sessões online em cada turma com responsáveis do LPN. Os alunos foram convidados para em casa ou perto procurarem objetos cuja matéria prima fosse oriunda da Floresta. Foram também convidados a construir ninhos e comedouros. Fizeram vários mas a grande maioria dos alunos levou para casa de forma aí colocar. Dois desses comedouros, foram colocados, um numa zona florestal, perto da escola, aquando da visita de campo, com todas as turmas do 5º ano, responsável da LPN e da C.M.B., e outro, no recinto escolar, no dia 25 de maio de 2022. Os alunos durante essa visita de campo, em grupo de 3 elementos, registaram num guião elaborado para esse dia, e tiraram fotografias. Utilizaram as apps birdNet ou Warbir, Google lens e Plant Net ou INaturalist para identificar algumas espécies da fauna e flora.