A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2 GRUPOS DO PRÉ-ESCOLAR E 1º,2º,3º,4º ANOS

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A resposta dada a esta atividade, como já vem sendo habitual, foi da responsabilidade do coletivo da comunidade escolar da EB de Sendim que engloba 4 turmas do 1.º ciclo e dois grupos do pré-escolar.
Em reunião do conselho de docentes a proposta foi lançada pelas coordenadoras do programa Eco escolas que foi aceite por todos e validada pelo conselho Eco escolas.
O espaço exterior é uma área bastante grande, composto por canteiros ajardinados, uma zona arborizada e uma horta com espiral de aromáticas, lago, zona de cultivo e de descoberta e um compostor.
De acordo com a sua programação curricular, cada professor definiu o tema (flores, insetos,..) ficando o subtema (espécie(s)) a definir pelos alunos de cada turma. A turma do 4.º ano e a sala 2 do pré-escolar tentou conciliar o projeto “A natureza é a melhor sala de aula” com esta atividade, de forma a não existir sobreposição de trabalhos, mas sim interligação.
Distribuição realizada:
1.º ano- o medronheiro existente nos pneus que fazem de floreiras;
2.º ano - o bicho da conta tão frequente na horta e no compostor;
3.º ano - o carvalho americano, árvore que contorna todo o espaço da nossa escola (existem 34);
4.º ano - aprofundou o seu conhecimento sobre os líquenes (assunto já trabalhado no projeto “A natureza é a melhor sala de aula”);
Sala 1 do pré-escolar – a borragem - erva aromática trazida pela educadora para enriquecer a zona das aromáticas;
Sala 2 do pré-escolar – flores – (complementando o mapa das flores projeto “A natureza é a melhor sala de aula”).
Cada grupo de alunos, com a orientação do respetivo docente, realizou várias saídas de campo para observação e pesquisou alguma informação que necessitava, recorrendo a livros e à internet. Para além de ter servido para preencher a ficha da espécie, todo este conhecimento foi útil não só para a sua formação pessoal, mas também para dar resposta ao currículo. A ilustração ficou também ao critério de cada grupo, tentando duma forma criativa tanto na forma como nos materiais utilizados, representar a espécie escolhida. Todo este material foi colocado num painel criado na parede central do patamar das escadas, divulgando e partilhando todo o trabalho realizado com quem circulasse neste espaço tanto elementos internos como externos. A reação foi e tem sido muito positiva.
Aquando da comemoração do Dia Eco Escolas, os elementos do Conselho Eco Escolas que estiveram presentes manifestaram o seu agrado pelo observado, congratulando todos os envolvidos pela dinâmica adotada. Este trabalho vai ser divulgado na página e no Facebook do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos e no Grupo dos professores coordenadores (Facebook).