A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9.º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O projeto foi desenvolvido por alunos que integram o Ecocloube Júlio Dinis, do 9.º ano de escolaridade, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior.
Este ano letivo, a principal preocupação centrou-se no ajardinamento do espaço exterior da escola com a plantação de espécies arbóreas e arbustivas autóctones, promotoras de biodiversidade, essencialmente de insetos e aves.
A plantação foi efetuada nos meses de outubro e novembro e, a partir do início do ano, semanalmente, por grupos de trabalho, foi sendo feita a manutenção do jardim com o arranque das ervas daninhas e a observação das espécies de insetos e de aves que iam surgindo no jardim. Foram também elaboradas placas identificativas, colocadas junto das espécies autóctones presentes no jardim.
Algumas caixas-ninho tinham sido colocadas no ano letivo anterior, estando uma delas ocupada. Naturalmente, existem no espaço exterior da escola três ninhos de andorinhas dos beirais (no ano letivo anterior só existia um) e um ninho de rola turca numa das árvores da escola.
Este ano foram construídos novos comedouros para aves que semanalmente eram recarregados pelos alunos.
A observação das espécies, foi feita por grupos que, com uma periodicidade semanal/quinzenal (algumas vezes condicionada pelo estado do tempo) percorriam o espaço exterior da escola, com binóculos e procediam à observação das aves que se encontravam no espaço exterior. Quando foi possível fez-se o registo fotográfico no local, ou em alternativa, após a identificação (Aves de Portugal-Guia FAPAS; http://avesdeportugal.info; https://www.biodiversity4all.org/taxa/47158-Insecta ) foi feito o registo fotográfico pelos alunos em locais próximos da sua residência e no parque urbano da cidade, próximo da escola. Foi feita a apresentação do trabalho final na biblioteca da escola.