A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-Escolar

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O espaço que circunda o nosso jardim de infância é um meio tipicamente urbano rodeado de moradias e apartamentos. Contudo o nosso espaço exterior possuí algumas árvores de diferentes portes e tamanhos, o que proporciona a observação da biodiversidade em termos de flora e fauna. O mote do surgimento deste trabalho surgiu em meados de novembro quando um grupo de crianças encontrou no exterior da escola, mais propriamente junto a um tronco de uma árvore alguns cogumelos. Esta descoberta suscitou algum interesse no grupo e despoletou o início deste projeto de biodiversidade na nossa escola. Ao longo da estação do inverno fomos constatando que os cogumelos iam aparecendo noutros locais tais como debaixo de folhas secas das árvores que continham muita humidade. Foi explicado ao grupo que os cogumelos cresciam somente nas estações do ano mais frias e em sítios onde se registava frequentemente muita humidade e perto de troncos de árvores. Simultaneamente outras descobertas e curiosidades foram surgindo, nomeadamente em relação a uma árvore que também está no exterior da nossa escola que é a Oliveira e que em determinada altura do ano nasce o fruto que é a azeitona que nós colhemos para posteriormente obtermos o azeite.
Através a elaboração da nossa horta descobrimos também alguns caracóis que estavam a hibernar nalguns locais.
Com o surgimento da primavera observamos que novas espécies surgiram no nosso exterior tais como borboletas, melros.
A partir daqui desenvolvemos algumas atividades, elaboramos comedouros para pássaros, construímos um hotel de insetos para atrair para a nossa horta e assim combater algumas pragas.
Pesquisamos recorrendo à utilização do computador através de algumas plataformas e aplicações tais como iNaturalist onde aprofundamos mais os nossos conhecimentos sobre estas espécies que faziam parte da biodiversidade do nosso exterior.
Visualizamos alguns vídeos sobre o comportamento e características das mesmas.
Procedemos também à ilustração destas, no final o grupo de 5 anos apresentou o trabalho aos restantes elementos do grupo.