A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1º e 3º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Memória descritiva
1º ano M - profª Ana Rita Silva
Este projeto surge na sequência do projeto de turma “A nossa horta”. A turma desenvolve ao longo de todo o ano letivo um projeto dedicado às plantas. São os mais novos que semeiam, monitorizam e cuidam das plantas. Demos preferência a plantas comestíveis: nabiças, feijão, batatas, salsa, pimentos, morangos, entre outras.
De forma a consciencializar os mais jovens para o ambiente e a necessidade urgente de o proteger, a turma realizará ao longo do ano diversas atividades neste âmbito.
A Biodiversidade da nossa escola enquadra-se no projeto de turma bem como no projeto do Agrupamento “Arte, Liberdade e Cidadania”.
Ao longo de várias sessões os alunos não sensibilizados para a sustentabilidade e consequentemente para a biodiversidade (diversidade de espécies – animais ou plantas).
Os alunos são levados a explorar o recreio da escola, a recolher imagens e a pesquisar informação sobre as plantas observadas.
Com recurso aos meios digitais disponíveis, é possível fotografar, utilizar aplicações interativas e pesquisar em sites sobre a temática.
Sob orientação do professor os alunos selecionam informação pertinente sobre as plantas, desenham e criam uma apresentação em livro físico e digital.
O trabalho é concretizado a pares, de forma a criar uma dinâmica de trabalho colaborativo.
No final, a avaliação é feita com a apresentação do trabalho e pela autoavaliação individual dos alunos.
1oM Escola Básica Veiga Ferreira 2021/2022
3º ano H - profª Céu Semedo
Memória descritiva
Este projeto realizou-se no decorre do Projeto de turma, “Cidadania e Meio Ambiente”, cujo objetivo é estimular a observação e exploração da natureza bem como, sensibilizar os alunos para a importância da conservação da biodiversidade.
Tendo em conta que a nossa escola possui um espaço envolvente muito agradável, existindo uma variadade de plantas, aves e insetos, pretendemos observar estes elementos e aprender mais sobre as suas características e comportamentos e de que forma podemos ajudar a cuidar e preservar as diversas espécies de plantas e animais que descobrimos na nossa escola.
Ao longo do ano letivo, os alunos têm feito uma observação direta no espaço envolvente, para identificarem as espécies que aqui encontram abrigo e alimento. Após identificação das espécies, os alunos têm feito pesquisas com recurso aos meios digitais, em sites temáticos sobre insetos e aves, para aprofundar os seus conhecimentos.