A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3ºAno

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Começámos por apresentar esta proposta de trabalho aos alunos e estes demonstraram logo muito interesse e curiosidade. Pois, nunca tinham pensado que poderiam existir várias espécies de animais no pátio da escola.
Ao longo de vários meses fomos registando fotograficamente todas as espécies encontradas, sempre com grande surpresa e admiração pelas descobertas que fomos fazendo. Conseguimos envolver não só os alunos, como também Assistentes Operacionais e outros Professores que também iam registando e enviando as fotos. Foi muito entusiasmante, afinal no pátio havia muito mais moradores...
Fomos realizando pesquisas sobre as espécies encontradas, os alunos iam trazendo também de casa mais informações e as aprendizagens foram imensas. Ilustrámos cada uma das espécies e surgiram produções muito "realistas", como os próprios alunos comentavam.
Este trabalho foi muito interessante, foi uma proposta totalmente inesperada, que os alunos aderiram com bastante entusiasmo! Foram criadas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e afinal tínhamos tanto que observar, registar e aprender dentro da própria escola! A palavra Biodiversidade deixou de ser uma palavra estranha para estes alunos!