A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7ºano

N.º de Participantes:
23

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Apresentação do trabalho
A biodiversidade é essencial à vida humana, e o planeta e a economia dependem da sua manutenção. Mas à medida que as atividades humanas se estendem a cada vez mais territórios, levam à redução dos ambientes naturais e da variedade dos organismos neles presentes. Além de garantir um sistema de suporte à vida, a biodiversidade é essencial para o fornecimento de alimentos, medicamentos e para a existência de vários serviços do ecossistema. Cerca de 80% das necessidades dos povos e 40% da economia mundial dependem dos recursos biológicos, razão mais do que suficiente para dizer que a sobrevivência dos seres humanos assenta na biodiversidade (adaptado de: https://florestas.pt/conhecer/biodiversidade-a-importancia-dos-organismos-e-das-comunidades/).
A perda da biodiversidade não é novidade. Ao longo da evolução da vida na Terra que se tem vindo a verificar este fenómeno, com extinções mais ou menos globais. No entanto, a velocidade a que agora ocorre é que é preocupante, pois não se deixa margem de manobra para que os ecossistemas se regenerem por si só.
A biodiversidade é, assim, um tópico muito importante para ser abordado nas escolas. Tem vindo a ser feito, está presente em vários conteúdos curriculares. No entanto, é necessário mais do isso. Os jovens têm de se envolver e levar a cabo ações que mobilizem os seus pares e que sejam significativas, permitindo mudar mentalidades e comportamentos.
Neste sentido, e de uma forma geral, o Eco-Escolas da EB 2,3 Júlio Brandão leva a cabo várias ações no sentido de desenvolver nos seus jovens princípios, competências e valores preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, tais como: o espírito crítico sobre o meio natural que os envolve, a capacidade e sensibilidade artística, capacidade de pesquisa, de debate e de comunicação científica, que os prepara melhor para tomar posições informadas, conscientes e responsáveis de cidadania tendo em vista a sustentabilidade do Planeta. Para além disto, os alunos foram agentes interventivos da comunidade em que estão inseridos, atuando ao nível da sensibilização e conhecimento das espécies que existem no espaço escolar.
De forma a concretizar este trabalho foi proposto aos alunos do 7º13, que, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento aceitassem este desafio proposto pela ABAE. Teriam então, de documentar a biodiversidade existente no espaço escolar através da observação das espécies, pesquisar, capturar imagens e elaborar ilustrações.
Investigação sobre o tema
Para iniciarem este trabalho, os alunos começaram por pesquisar sobre algumas espécies que poderiam encontrar no recinto escolar. A nossa escola tem bastantes espaços verdes e uma horta pedagógica, onde seria fácil encontrar várias espécies. A professora de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com os coordenadores Eco-Escolas, fizeram previamente um levantamento de algumas espécies, que seriam menos “usuais” aos olhos dos alunos, como líquenes, cogumelos, minhocas, alguns insetos, aves…
Procuraram ainda, na biblioteca escolar, alguns livros ou guias de identificação que pudessem usar quando fossem para o “campo”. De forma a complementar esta investigação, os alunos assistiram ao webinar: Workshop Eco-Escolas | A Biodiversidade da minha Escola, onde retiraram importantes conselhos sobre técnicas de ilustração e fotografia.
Pesquisaram também sobre as melhores aplicações a usar para a identificação de espécies “PlantNet”; “iNaturalist”; Biodiversity4All…
Envolvimento dos alunos
Houve um forte envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa, observação, captura de imagens e tratamento e ilustração das mesmas. Foram ativos e interventivos mostrando curiosidade acerca da biodiversidade existente no espaço escolar.
Os alunos desenvolveram o trabalho nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o Programa Eco-Escolas. Para isso foram divididos em vários grupos, os quais escolheram uma espécie a trabalhar. Pesquisaram sobre as espécies, sobre as suas características e estatuto de conservação. Foram, depois, para o espaço exterior e recolheram várias fotos, observando, atentamente a realidade que os rodeia, mas que nem sempre reparam. Nas aulas de Cidadania desenvolveram as restantes etapas, pesquisa e ilustração das espécies fotografadas, tendo atenção a novos detalhes. Por vezes foi necessário voltar a ir para o exterior e tirar novas fotos para representarem melhor as características da espécie. Depois de imprimirem as fichas das espécies, fez-se o tratamento das mesmas para serem expostas e divulgadas a toda a comunidade escolar na sala do aluno. Foi ainda elaborado um vídeo de todas as etapas desenvolvidas.
Data de realização
Ano Letivo 2º e 3º períodos
Local de realização
Escola EB 2,3 Júlio Brandão
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação
Este projeto permitiu que os alunos tivessem aulas fora de “sala de aula”, contactando com o espaço natural, desenvolvendo a capacidade de observar, registar e preservar as espécies observadas e mais sensíveis à importância da biodiversidade para o ser humano. Desenvolveram princípios, competências e valores preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como: o espírito crítico sobre o meio natural que os envolve, a capacidade e sensibilidade artística, capacidade de pesquisa, de debate e de comunicação científica, que os prepara melhor para tomar posições informadas, conscientes e responsáveis de cidadania tendo em vista a sustentabilidade do Planeta. Para além disto, os alunos foram agentes interventivos da comunidade em que estão inseridos, atuando ao nível da sensibilização e conhecimento das espécies.