A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Aula Conde (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Registos das espécies.

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
As 50 crianças da Educação Pré-escolar da EB1/JI de Conde, usufruem diariamente do espaço exterior do estabelecimento e estão muito atentas no que diz respeito à observação dos seres vivos existentes no recinto escolar. Após a captação das imagens, fizeram-se pesquisas e elaboraram-se registos (ilustrações) sobre as espécies encontradas e outras que foram descobrindo.
Nesta linha de trabalho na preservação do ambiente as crianças estão agora mais despertas para esta temática e o passo seguinte foi a nossa contribuição para a proteção da biodiversidade que rodeia o nosso espaço escolar através da sensibilização de todos para a importância dos polinizadores, a construção e instalação de comedouros e abrigos para pássaros em algumas árvores.
Ajudamos na preservação das abelhas, colaborando com a Câmara Municipal de Guimarães ,no combate à Vespa Asiática através da colocação de uma armadilha e sua monitorização.
Com uma turma do 1º CEB e o envolvimento parental conseguimos Preservar e Regenerar o nosso espaço exterior, através da reciclagem de pneus em floreiras, com vários tipos de plantas e na plantação de algumas árvores de fruto.
A concretização dos objetivos foi plenamente alcançada.