A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Educação Especial

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, no âmbito do Tema: Biodiversidade – Preservar e Regenerar. Esta iniciativa permitiu dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante um passeio pedestre no espaço exterior da escola, uma vez que a mesma se insere numa quinta, com o objetivo de observar e identificar a flora, mais propriamente as árvores que existem no espaço envolvente. Durante esta atividade, que é uma atividade semanal, os alunos foram alertados para a diversidade e quantidade de árvores que existem no exterior, bem como para as suas caraterísticas. Durante este passeio, foi realizado o registo fotográfico de algumas árvores existentes na quinta.
Já na sala, os alunos consultaram a página web com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
O passo seguinte foi realizar uma nova investigação em páginas web, sobre as características de algumas das árvores observadas (de forma a preencher a ficha sobre as espécies fotografas/ilustradas proposta pelo desafio).
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a realização das ilustrações sobre as árvores observadas, bem como da criação de um painel de sala com a compilação de todo o trabalho desenvolvido.
Os alunos, sob orientação dos professores, arregaçaram as mangas e mostraram os seus dotes artísticos, ilustrando cada uma das espécies observadas, fotografadas e pesquisadas. Para concluir o desafio, foi criado um painel que resumiu todo o trabalho realizado, que posteriormente foi afixado no exterior da sala para poder ser visto por toda a comunidade escolar.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível abordar o tema da biodiversidade nas escolas, uma vez que a sua realização contribuiu para a ligação à natureza da comunidade, promovendo a sua cidadania ativa e pensamento crítico, através de um processo ativo de aprendizagem.