A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Colégio Campo de Flores (Almada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O grupo EcoCCF, um grupo de 16 alunos que em horário extra-curricular apoia a dinamização do Programa Eco-Escolas no nosso colégio, resolveu descobrir, identificar e dar a conhecer a flora existente no Pinhal do nosso colégio. Com o apoio do professor de biologia do secundário conseguiram identificar 14 espécies diferentes e observar as suas mudanças ao longo das diferentes estações, porém, devido a limitações de tempo apenas conseguiram investigar 6 das 14 espécies identificadas e realizar as respetivas ilustrações.
Para preservar e aumentar a biodiversidade do nosso colégio, em simultâneo, o grupo EcoCCF planificou e construiu um hotel de insetos, e os alunos do sexto ano criaram e lançaram bombas de sementes de plantas atrativas para insetos polinizadores, como o alecrim, a sálvia, a papoila e a tremocilha-azul.
Ao longo deste projeto ficou clara a beleza e a importância da biodiversidade e, por isso, no próximo ano iremos dar continuidade a este projeto, com o objetivo de dar a conhecer à comunidade escolar toda a diversidade vegetal do nosso colégio e respetiva importância. Procuraremos preservar as espécies encontradas e as que entretanto se desenvolverem, identificando algumas com placas de madeira.