A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Foi feito o enquadramento deste conteúdo no Clube Tem Caso de forma a reconhecer a importância da biodiversidade na manutenção da vida no Planeta Terra.
Os alunos do 7º B, C, E e F, foram desafiados nas aulas de Educação Visual a fotografar a biodiversidade animal e vegetal no recinto escolar.
Surgiram vários registos fotográficos que foram desenhados e pintados com lápis de cor e a aguarela, sob a orientação do Professor de Educação Visual que selecionou os seis melhores trabalhos para submissão a concurso.
De forma a preencher as fichas de identificação das espécies recorreu-se à aplicação “INaturalist” com ligação ao site Biodiversity4all. Esta atividade foi realizada pelos alunos em trabalho autónomo com a supervisão do professor do Clube Tem Caso. Foi necessário, sobretudo, para os insetos recorrer a chaves de identificação de modo a encontrar as classes. Posteriormente foi feito o convite para integrar o grupo do Facebook “Coleoptera em Portugal” que gentilmente foram identificando os insetos até à espécie. No que toca à flora recorreu-se aos sites “Biodiversity4All” e “Flora On”. As dúvidas foram esclarecidas com a responsável do Herbário da Universidade de Aveiro, Dra. Rosa Pinho.
Todos os participantes se envolveram com entusiasmo e criatividade nesta atividade