A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, a professora Ana Catarina Novais, docente da disciplina e Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, propôs aos alunos a concretização do trabalho agora apresentado – “A Biodiversidade da Minha Escola”.
O referido trabalho foi realizado durante as da referida disciplina, aquando da lecionação do tema “Diversidade na Biosfera”.
O projeto foi apresentado aos treze alunos do 10º ano tendo sido enfatizada a importância da preservação da biodiversidade. Assim, os alunos, em conjunto com a docente, iniciaram a planificação do trabalho de campo e laboratorial.
Feita a planificação e distribuição de tarefas, o grupo deu início aos trabalhos. A observação, registo fotográfico e a recolha de solo e manta morta foi feita nos espaços verdes e na horta do nosso Colégio. Em laboratório, foram analisados e fotografados alguns dos seres vivos que se encontravam no solo e na manta morta recolhidos anteriormente. Para facilitar a classificação dos seres vivos encontrados foram utilizados guias de identificação de espécies bem como aplicações móveis - iNaturalist e PlantNet – e sites recomendados.
Seguiu-se a execução das ilustrações das espécies selecionadas. Nas aulas seguintes, procedeu-se à investigação dos seres vivos observados e iniciou-se o preenchimento da ficha de identificação solicitada.
Por fim, foram selecionadas as ilustrações a submeter a concurso.
Importa salientar que, a fim de aumentar a diversidade de insetos nos jardins e horta do nosso Colégio, os alunos do 8º ano idealizaram e criaram um hotel para insetos.
Ao longo de todo o percurso, os alunos mantiveram o empenho e dedicação, mas também a curiosidade e o entusiasmo, o que permite inferir que os resultados deste projeto foram bastante positivos.