A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A EB1/PE Visconde Cacongo inscreveu-se na atividade ‘A Biodiversidade da Minha Escola’, no sentido de abordar o tema do ano “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”.
Este é um tema muito importante para a nossa escola, uma vez que esta fica situada na ilha da Madeira, toda ela muito rica em Biodiversidade. É, portanto, imprescindível abordar esta temática com os nossos alunos, desde tenra idade, de modo a despertar a consciência dos alunos para a necessidade de preservar a nossa riqueza natural, começando por aquilo que nos rodeia.
Assim, e em trabalho colaborativo, o tema foi introduzido através ações de sensibilização do IFCN e, posteriormente, os alunos passaram para o exterior, fazendo um levantamento da Fauna e Flora existentes nos espaços circundantes à escola.
Posto isto, fizemos o registo dos mesmos e escolheram os elementos de Biodiversidade a representar: massaroco, estreleira, funcho, novelo, dragoeiro, nespereira, caracol, aranha, lagartixa e abelha. Foi feita pesquisa em computadores sobre os mesmos, criada a ficha das respetivas espécies e feita a identificação de alguns dos elementos representados. Por fim, os alunos ilustraram-nos e criou-se um painel com os trabalhos, para exposição no âmbito do Dia Eco-Escolas.
A atividade permitiu aos alunos um maior conhecimento sobre a biodiversidade em geral, integrando-se este desafio no trabalho que a escola desenvolve em prol de um planeta mais limpo, enquanto uma Eco-Escola há 10 anos.