A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º anos

N.º de Participantes:
68 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os alunos das turmas do 5.º1, 5.º9 e 6.º9 foram desafiados a participar nesta atividade, tendo envolvido os respetivos docentes de ciências naturais, educação visual e educação tecnológica. Depois de explicado o regulamento e todas as etapas da atividade, foi proposto aos alunos descobrirem e registrar fotograficamente a biodiversidade existente na nossa e colocarem as fotos num "Padlet" criado para o efeito. O link do Padlet: https://padlet.com/manuelcunha2/9v65ylbknznkdffa
Ao longo da atividade os alunos ajudaram a dinamizar e cuidar de um jardim vertical (criado na parede do Ginásio da escola) como forma de promover a existência de biodiversidade na escola.
Posteriormente, fizeram a seleção das espécies que pretenderam caracterizar e elaboraram as suas ilustrações e respetivas fichas.
O trabalho decorreu ao longo do 2.º e 3.º períodos e os alunos envolvidos mostraram empenho e motivação durante todo o processo, realçando para a qualidade das ilustrações realizadas pelos alunos.