A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
25

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

    Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

      Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

        Memória descritiva:
        TEMA – “As abelhas: qual a sua ligação com a biodiversidade?”
        O Tema surgiu na sequência dos conteúdos da disciplina de CN, integrado num projeto STEAM: aprender experimentando: “um Planeta debaixo do mesmo Sol”.
        OBJETIVOS:
        - Consciencializar e encantar os alunos, alertando-os para a existência de “redes” que se estabelecem entre várias formas de vida do planeta e o próprio planeta (casa comum);
        - Desenvolver a capacidade de observação e de registo da natureza que nos rodeia;
        - Aprender a olhar o pátio com a perceção de que também ele alberga uma variedade de vida que interessa conhecer, respeitar e acarinhar.
        ETAPAS:
        1ª | CN | Visualização de uma apresentação e exploração da palavra bio+diversidade=Biodiversidade.
        | CN | Reflexão sobre as questões: Em que locais podemos encontrar vida?
        Há lugares especiais para existir vida?
        Ou existe em qualquer lado?
        | ET | Construção de cadernos de campo (medição, corte, dobragem, encadernação, decoração da capa)
        | CN | Apresentação de uma imagem de uma família num picnic, surgindo uma abelha (GIF)
        Exploração de sentimentos, reações, sensações e consequências.
        Refletir na necessidade de adotar novas reações.
        2ª | NO PÁTIO DA ESCOLA PODEMOS ASSISTIR A PEQUENAS MAGIAS!
        | Parceria com CEF TJMEV | Visita à Horta Bio e ao pátio da escola
        | Observação, identificação e registo das espécies encontradas
        | Reflexão: -Quantos e que tipo de polinizadores encontraste?
        -Quantas plantas diferentes conseguiste encontrar?
        3ª | Parceria com CEF TJMEV | Identificação de plantas comestíveis;
        | Investigação sobre o desaparecimento do enxame da colemia da horta;
        | Prova de mel e observação do interior da colmeia;
        | Utilização de Apps (Plantet, etc.);
        | Ilustração de algumas espécies identificadas no caderno de campo.