Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EscolaBásicaDairas-ValeCambra

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
2,96 quilómetros

Duração aproximada:
48 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
5 estações

Tema do Trilho:
Parte à descoberta dos encantos da zona ribeirinha e da praia fluvial de Burgães.

Temas das Estações:
1ª- Campo das Bétulas - Rio Vigues;
2ª - Ponte dos Coronados - Alminhas;
3ª - Levadas - campo de castanheiros;
4ª - Praia Fluvial de Burgães;
5ª - Igreja Matriz e Praça de S. Pedro de Castelões.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos de 2 turmas do 9.º ano da Escola Básica de Dairas apoiados pelos seus professores e em particular pelas professoras das disciplinas de ciências naturais e físico-química.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Após um grande período em que a convivência com os colegas e o acesso a espaços exteriores estiveram muito condicionadas pela situação de pandemia causado pela Covid-19, os alunos de duas turmas do 9.º ano da Escola Básica de Dairas abraçaram o desafio Eco-Trilho como algo a não perder. Sabendo que, no ano letivo anterior, os colegas mais velhos da escola tinham realizado um projeto nesta área e com sucesso, foi também um dos argumentos que pesou na adesão ao mesmo.
A escolha do trilho recaiu sobre um percurso que incluísse a praia Fluvial de Burgães, uma das três praias fluviais da região, que é muito apreciada e procurada no período de verão, para momentos de lazer e convívio. Esta opção é ainda aquela que congrega alguns locais de eleição e de vivências destes jovens que habitam nas suas proximidades. A praia, a ciclovia, a igreja e a praça, entre outros pontos, são locais que frequentam e, que por essa razão, poderiam dar o seu contributo e o seu conhecimento neste trabalho e, por outro lado, analisá-los noutra perspectiva com a ajuda dos seus professores, família e amigos. Este trilho é realizado maioritariamente percorrendo uma ciclovia, o que torna este trajeto bastante seguro. Outra parte do trilho é realizada em estradas municipais bastante tranquilas. Ao longo do percurso, é possível observar fauna e flora típicos da região, paisagens agrícolas, acompanhar parte do troço de dois rios (Rio Vigues e Rio Caima), notar elementos do património artístico-religioso, edifícios históricos e emblemáticos da região e também construções importantes no uso da água que se refletia na vida e economia das populações, como as levadas.
Assim, cheios de iniciativa e ávidos de explorarem “com outros olhos” o seu território, partiram à descoberta. Fotografaram, anotaram, ouviram e perguntaram aos seus familiares e professores o que era necessário para elaborarem as fichas de cada estação e, acima de tudo, conviveram de forma saudável. Estiveram sempre receptivos às sugestões e em fazer a ponte com as aprendizagens e competências adquiridas ao longo da sua escolaridade.
Partiram para este projeto acompanhados e apoiados de perto por alguns dos seus professores, nomeadamente as professoras de ciências naturais e físico-química. Numa fase inicial de exploração do trilho, os alunos contaram, ainda, com o apoio técnico de dois elementos da equipa do Vale+Social da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural e Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira), de um biólogo da Universidade de Aveiro. Desta forma, os alunos iniciaram a exploração de diversos aspetos culturais, sociais e naturais onde a fauna e a flora da região foram analisadas de uma forma mais adequada.
Depois de visitado e definido o trilho, o passo seguinte dos alunos foi o da pesquisa/descoberta de património natural, cultural e religioso e da definição das estações. Na fase seguinte, os alunos tiveram oportunidade de, nas aulas de Educação Física, explorarem o percurso e verificarem, confirmarem, melhorarem as suas descobertas e propostas de atividades a serem realizadas. Durante esta fase, foi ainda possível a recolha de imagens, a promoção de boas memórias do final do ciclo do ensino básico que frequentam e, também, criar hábitos de vida saudável nos jovens.
Como se verifica, no projeto Eco-Trilho promovido pela ABAE, estão envolvidas competências da quase a totalidade das disciplinas do currículo dos alunos, uma vez que o mesmo torna possível a articulação entre as aprendizagens adquiridas em contexto de sala de aula e o meio envolvente, permite valorizar o património natural e cultural da região, fazer a ligação entre a escola e a comunidade, desenvolver competências pedagógicas, trabalho em equipa e articulação curricular, promover hábitos de vida saudável e, ainda, promover o sucesso escolar.
Seguiu-se a fase de finalização do trilho com a descrição das estações, a seleção de fotografias ilustrativas dos vários elementos da estação, a produção de uma infografia e de um cartaz, para publicitação e posterior divulgação do percurso e estações trabalhadas. Este material visual está preparado para publicação nas redes sociais, na página e no jornal digital da escola, bem como, para ser afixado em diversos locais públicos e, ainda, para ser fornecido a visitantes através dos meios de turismo da região.
Para a construção da infografia, promoveu-se a reflexão, em grupo, sobre o significado de um trilho e a sua tradução numa espécie de nuvem de ideias, tornando-se o suporte para a criação da mesma. O trabalho iniciou-se com a exploração de uma ferramenta digital selecionada para este tipo de material. Para a caracterização das estações foram criados e selecionados diferentes signos visuais, no contexto da linguagem visual, desde ícones a símbolos. Na conceção deste material, para além da preocupação estética, pretende-se facilitar o contacto com a informação recolhida para auxiliar a leitura/descodificação do trilho e respetivas estações.
O trilho idealizado pelos alunos foi, até ao momento, concretizado pelos mesmos onde todos tiveram oportunidade de participar em todas as etapas, experienciar as descobertas e propostas de atividades de cada estação (5 estações) que cada um dos grupos idealizou (5 grupos).
Como balanço final, podemos afirmar que foram muitos e diversos os ganhos que os alunos obtiveram incluindo a melhoria da consciência cívica, ambiental, social, cultural, como também a valorização e respeito pela natureza e pelo património cultural e do povo, bem como valorizar mais o seu território e as suas gentes.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: