Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EB1/PE/C de Santana

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
0,94 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Desvendar os segredos da Floresta Encantada

Temas das Estações:
1 Biodiversidade; 2 estudo do meio; 3 Biodiversidade
4 Património mundial da UNESCO; 5 geografia

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do 2º do Primeiro ciclo da EB1/PE/C de Santana

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação neste projeto foi motivada pelo interesse dos alunos relativamente à temática da biodiversidade e espaços exteriores exploradas este ano letivo, bem como pela curiosidade dos mesmos em conhecer as espécies de plantas e animais da floresta madeirense, a Floresta Laurissilva.
O facto de todo este projeto implicar a saída da sala de aula, a exploração dos arredores da mesma também criou, sem dúvida, as condições para que os alunos se sentissem motivados a participar.
A consciência ambiental das crianças esteve sempre muito presente ao longo de todo o projeto, sendo que as mesmas tiveram um papel preponderante na limpeza do trilho definido.
Os alunos que desenvolveram este projeto têm 7 e 8 anos de idade e frequentam o 2º ano de escolaridade. Note-se que este foi concretizado interdisciplinarmente, no Domínio da Autonomia Curricular, havendo uma envolvência de várias áreas do conhecimento: Estudo do Meio; Português; TIC; Cidadania e Desenvolvimento; Inglês; Artes Visuais; Educação Musical, Educação Física. O desenvolvimento desta atividade permitiu a aquisição de competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo,.
Foram os alunos que descobriram, definiram e nomearam o trilho “Floresta Encantada”, sendo todo ele nos arredores da escola. Também pesquisaram sobre as espécies de plantas e aves que podiam encontrar naquele percurso. Desvendaram algumas das características mais importantes, o que foi fundamental para a construção das atividades definidas para cada estação, nomeadamente, o jogo das folhas; identificação de plantas e identificação de aves. Foram também os alunos que pintaram a sinalética do percurso, bem como as plantas e as aves que aparecem representadas ao longo do trilho.
Este percurso definido em consonância com as crianças é manifestamente uma mais valia para a comunidade, pois permite percorrer alguns locais de valor cultural da cidade de Santana, como as típicas casinhas de colmo, o monumento da Biosfera, a igreja paroquial, a Câmara Municipal, mas principalmente permite-lhes conhecer um recanto verdejante, que os alunos chamaram de “Floresta Encantada”. Este espaço é, por certo, representativo da peculiar Floresta Laurissilva da Madeira, onde podemos relaxar, respirar o ar puro, ouvir os pássaros, deixar-nos envolver pela beleza natural desta linda terra e ficar a conhecer algumas das suas espécies a nível de fauna e flora através da exploração das estações criadas pelos alunos.
O convite é agora extensível a todos: o trilho devidamente sinalizado está ao dispor da comunidade, prometendo encantar os mais curiosos. As nossas crianças veem no trilho a oportunidade de sair, descobrir e desvendar as belezas da natureza e folhear páginas da nossa história, mesmo no centro da cidade de Santana, na nossa belíssima ilha da Madeira.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: