Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Jardim-de-Infância-de-Serpins

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3.04km

Duração aproximada:
90min

N.º de postos/estações/paragens:
5

Tema do Trilho:
Observar e Sentir
(Água e Biodiversidade)

Temas das Estações:
1- Jardim de Infância de Serpins: Biodiversidade
2- Ponte Medieval de Serpins (Açude Barrabás; Levada de Água - moinho de água): Água e Biodiversidade
3-Moinho de Água: Água, Alimentação e Agricultura Sustentável
4-Ponte do Comboio
5-Açude do Boque: Água e Biodiversidade

Fichas de Estações:

Autores:
Fernanda Gonçalves e Conceição Duarte

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA Eco-Escolas_Eco-Trilho_Jardim-de-Infância-de-Serpins
INTRODUÇÃO:
Inicialmente, foram realizados quatro eco-trilhos: Eco-trilho 1/Observar e Sentir; Eco-trilho 2/ Património Natural e Cultural; Eco-trilho 3/O esplendor da natureza; Eco-trilho 4/ Recuperar a natureza.
O eco-trilho 3/O esplendor da natureza, foi o único que não foi realizado pelas crianças, por ser um pouco mais distante do Jardim de Infância e ser necessário recorrer a transporte rodoviário. No entanto, foi o que esteve na origem de todos os outros. A partir da contribuição da família de uma criança, com alguns vídeos sobre a Garganta do Cabril, o rio Ceira e as suas levadas (que podem ser encontrados ao clicar na linha do eco-trilho Observar e Sentir, no Google Maps), num projeto que estávamos a desenvolver com os dois grupos, que a vontade de conhecer melhor o património natural e cultural se instalou nos dois grupos de crianças. A temática deste projeto relacionava-se com o tema aglutinador e transversal a todos os níveis de ensino do nosso Agrupamento de Escolas, a Água.
A curiosidade e o desejo de saber mais, as consequentes pesquisas, o envolvimento das famílias, e da comunidade, foram o mote para aqui chegarmos.
Estes eco-trilhos que apresentamos, nasceram do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo com as crianças dos dois grupos do Jardim de Infância de Serpins, com as suas famílias e com a comunidade. Foram realizados com os dois grupos, que puderam igualmente desenvolver as propostas de atividades que apresentamos.
Por razões diferentes qualquer um deles provocou nas crianças um desejo enorme de querer saber mais sobre o seu meio envolvente, por se apropriar da sua riqueza natural e cultural, e se envolver ativamente nas propostas sugeridas, tornando-se crianças mais ativas e com maior consciência cívica. Sempre muito motivadas, realizaram aprendizagens muito significativas e transversais a todas as áreas de conteúdo das OCEPE.
Com a Junta de Freguesia de Serpins e com o Agrupamento de Escolas Lousã estamos a articular a colocação de placas em cada uma das estações, com o respetivo QR Code, tornando a informação acessível a quem quiser realizar qualquer um destes percursos.
Assim sendo, todos os eco-trilhos são aqui apresentados em bloco, no entanto como o regulamento deste concurso não nos permite concorrer com todos eles, tendo que optar por um só, decidimos em assembleia com as crianças, submeter a concurso o ECO-TRILHO 1/OBSERVAR E SENTIR.
ECO-TRILHO 1/OBSERVAR E SENTIR (Proposto a Concurso)
A riqueza da biodiversidade existente em redor do JI, que põe à prova todos os nossos sentidos, permitindo-nos desfrutar de uma grande calma e paz interior, estiveram na origem deste percurso.
Este eco-trilho tem como objetivo alertar para a preservação e conservação da Natureza, assim como para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Permite a observação dos percursos naturais e de origem humana da água do rio Ceira. Sensibiliza para a importância da água como um bem essencial e finito e para a necessidade de a preservar.
Põe à prova todos os nossos sentidos. Valorizando os espaços existentes, tão perto do Jardim de Infância, permitindo que as crianças interajam e desfrutem desses espaços assumindo o compromisso de os respeitar e preservar.
Para a realização deste percurso não é necessário qualquer material adicional. Sugerimos a recolha de registos fotográficos, de modo à sua utilização como ponto de partida para o desenvolvimento de diversas atividades em sala.
ECO-TRILHO 2/PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL (Não sujeito a concurso)
Objetivo do percurso:
- Dar a conhecer às crianças património natural e cultural do meio onde estão inseridas.
- Valorizar o património natural cultural
Ao longo do ano letivo foram desenvolvidos vários projetos de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e as boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental, integrando-os no património natural e cultural da vila de Serpins. Foram realizadas pesquisas com as crianças e envolvidas as suas famílias.
Em assembleia com as crianças, analisámos a informação recolhida. Foram definidos pontos de interesse a visitar. Com as crianças visitámos esses pontos de interesse, tendo sido posteriormente delineado o percurso que apresentamos.
ECO-TRILHO 3/O ESPLENDOR DA NATUREZA (Não sujeito a concurso)
Este eco-trilho foi desenvolvido no Jardim de Infância com as famílias, inscrevendo-se no tema aglutinador do nosso Agrupamento de Escolas, “A ÁGUA”. O material que nos chegou era ilustrativo do trabalho a que nos tínhamos proposto realizar com as crianças. Considerámos que dada a sua importância no desenvolvimento do projeto, o devemos partilhar.
É um espaço de rara beleza natural, onde as famílias podem desfrutar, em segurança, da natureza em estado puro, permitindo-lhes uma calma e paz interior retemperadora.
ECO-TRILHO 4/RECUPERAR A NATUREZA (Não sujeito a concurso)
A partir do projeto desenvolvido com as crianças, “Da semente à Árvore”, construímos uma “maternidade-berçário” de carvalhos e sobreiros, árvores autóctones da Serra da Lousã, com o objetivo de participar na reflorestação da uma zona de floresta devastada pelos grandes incêndios de 2017 e 2019, de modo a contribuir para a reposição do ecossistema natural deste espaço.
As crianças acompanharam todo o processo de germinação e desenvolvimento das pequenas árvores, até ganharem maturidade para poderem ser utilizadas na reflorestação. A atividade de reflorestação foi concretizada com o envolvimento das famílias, da Junta de Freguesia de Serpins e da comunidade local. O espaço reflorestado foi a Mata do Sobral.
Este eco-trilho permite acompanhar o desenvolvimento das árvores plantadas, desfrutando em simultâneo da paisagem deslumbrante da Serra da Lousã, salpicada de pequenas aldeias e lugares a perder de vista.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: