Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho EPIDH

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3,73 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Jardins da cidade – A Biodiversidade, o património arquitetónico, cultural e social

Temas das Estações:
Estação 1 - Um jardim escondido na cidade | Jardim da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio
Estação 2 - Heróis da Guerra Peninsular| Praça Mouzinho de Albuquerque - Rotunda da Boavista
Estação 3 - Viver em simbiose | Jardim Teófilo Braga – Praça da República
Estação 4 - A desaparecida Fonte das Águas Férreas – Rua das Águas Férreas
Estação 5 - Dádivas da natureza | Hortas pedagógicas da Escola Profissional Infante D. Henrique.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos da turma 1º TRRB - Profissional de Restauração- Restaurante e Bar. Andreia Machado, Bruna Moreira, Gustavo Fernandes, Rafael Moreira e Fabiana Cerejo.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
No âmbito do projeto “Eco-Trilhos”, um grupo de alunos da turma 1º TRRB – Curso Profissional de Restauração – variante Restaurante e Bar elaborou um trilho na área envolvente à Escola Profissional Infante D. Henrique - Porto.
Os alunos começaram por realizar uma pesquisa prévia sobre possíveis locais com interesse paisagístico, cultural e social, que pudessem integrar as estações do trilho. Discutidas as várias propostas, definiram as estações e desenharam o trilho na aplicação “Wikiloc”. O trilho contempla as seguintes estações: Jardim da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, Praça Mouzinho de Albuquerque, Jardim Teófilo Braga, Rua das Águas Férreas e Escola Profissional Infante D. Henrique.
Feito isto, os alunos percorreram o trilho, realizaram anotações ao longo do percurso e nas estações, tiraram fotografias, identificaram espécies da fauna e flora, efetuaram algumas pesquisas rápidas na internet para compreender alguns aspetos observados.
Novamente na sala de aula, os alunos organizaram as informações/material recolhido e criaram fichas de conteúdo para as estações.
Com este trabalho os discentes desenvolveram competências de trabalho colaborativo, de pesquisa orientada, de organização e sistematização de informação e de utilização de aplicações como o “Wikiloc”.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: