Sessão Online | A Biodiversidade da Minha Escola

No âmbito dos temas do ano 2021-2022 Espaços Exteriores e Biodiversidade: Preservar e Regenerar, a Associação Bandeira Azul da Europa | Programa Eco-Escolas, em parceria com a Quercus, SPEA, Sociedade Portuguesa de Botânica e Tagis, dinamizou a sessão online “A Biodiversidade da Minha Escola”, no dia 23 de novembro, com o objetivo de contribuir com informação e ferramentas para a participação das escolas no novo desafio Eco-Escolas com o mesmo nome.

Este desafio, lançado às Eco-Escolas, é o de documentar a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações.

Sobre os oradores:.

Susana Neves

Docente do Agrupamento de Escolas de Ourém, destacada na Sociedade Portuguesa de Botânica, no ano letivo 2021-2022. Licenciada em Biologia, ramos educacional e científico, pela Universidade de Coimbra. Doutorada pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido, nas áreas de Botânica e Evolução.

Como investigadora, trabalhou ainda nos Estados Unidos, em Virginia Tech e na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Em Portugal, foi investigadora no ITQB NOVA, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa (https://www.itqb.unl.pt/~BCV/susananeves.html)

Membro da equipa do projeto “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”. https://listavermelha-flora.pt/inicio/

José Janela

Licenciado em Biologia – Ramo de Formação Educacional, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Cidadania Ambiental e Participação, Universidade Aberta. Professor de Biologia e Geologia no Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre.

Docente destacado para a coordenação de projetos de educação ambiental na Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Membro da Direção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus. Coordenador do Programa Eco-Escolas na Escola Básica José Régio de 2017 a 2020. Formador de professores.

Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

Clarisse Ferreira

Licenciada em Biologia e Geologia e mestre em Biologia Marinha, doutoranda em Biologia e especialização em Comunicação, Divulgação e Ilustração Biológicas e com o tema “Metodologias em Comunicação de Ciência: Aplicação na área da Biodiversidade”, pela Universidade de Aveiro.

É professora de Biologia e Geologia do ensino básico e secundário há mais de 20 anos. Esteve destacada na rede dos centros de ciência viva, Visionário e Fábrica Centro de Ciência Viva, trabalhou com a ABAE, ASPEA, LPN criando e desenvolvendo ações para alunos,  professores e público em geral, promovendo a conservação da Natureza e sensibilizando o cidadão para a Educação Ambiental.

Destacando-se a vasta experiência no desenvolvimento de atividades científico-pedagógicas e formação de professores, como os “Roteiros de Biodiversidade e Geodiversidade” privilegiando sempre a exploração do meio natural, nomeadamente das áreas protegidas.

Integra a equipa da TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, no serviço educativo e educação ambiental a 1 de Setembro 2020.

Margarida Gomes:

Licenciatura em Geografia , pela Faculdade de Letras da Universidade; Clássica de Lisboa em 1983. Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. 2008. Certificada como formadora , pelo Conselho Científico-Pedagógico da  Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Profissionalizada em exercício no Ensino Oficial. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Ministério da Educação em 1989. Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, tendo  dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante  esse período foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o  ensino secundário. Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente- Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental em 2011. Desde 2000 que coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos a diversos públicos alvo : Eco-Escolas; Jovens Repórteres para o Ambiente; ECOXXI (projeto de que é autora). Premiada com o projeto “ECO-freguesias XXI” no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso. Premiada no Terres de Femmes 2013.

Ana Esteves

Docente em mobilidade estatutária no âmbito do protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério do Ambiente. Professora de Ciências Naturais/Biologia-Geologia, desde 1994. É Licenciada em Ensino da Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Atualmente, integra a equipa da SPEA e desenvolve ações de educação ambiental, junto das comunidades escolares e público em geral.