Workshop | Monitorizar a Saúde da Floresta

Por Jorge Manuel Fernandes

Uma floresta é um sistema complexo com muitos elementos interdependentes, incluindo as plantas, e espécies animais, solo, água, atmosfera e os ciclos biogeoquímicos. Quando funciona de forma saudável o sistema tem uma diversidade de espécies, possibilita a recarga, filtra a água e impede a erosão. Fornece serviços de ecossistema vitais como sejam a qualidade do ar ou o sequestro do carbono. Dependemos de florestas saudáveis para esses serviços do ecossistema para além de aspetos económicos como sejam a madeira ou outros produtos.

Pretende-se neste Workshop propor um conjunto de atividades práticas que possibilitem os educadores/professores aplicarem em trabalho de campo com os seus alunos num ecossistema florestal. Com base em indicadores específicos da saúde de uma determinada área de floresta os participantes efetuam um checkup à floresta, trabalhando autonomamente, analisando e avaliando cada indicador e posteriormente avaliando o estado de saúde geral resultante dos indicadores/tabelas fornecidas.

Devido a estas atividades terem uma duração de uma hora teórica e uma duração variável no campo, será proposto apenas a apresentação teórica dos sete indicadores e a realização de um ou dois indicadores em trabalho de campo efetuando-se uma simulação final que avalia o estado geral de saúde de uma determinada área da floresta. A atividade prática será realizada no jardim do local do seminário sabendo-se que à partida se trata mais de um local que se insere mais no domínio da arquitectura paisagística do que no domínio da atividade florestal.

X