Brigada Verde da Floresta

O Projeto

A base de dados nacional de incêndios florestais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 15 de outubro de 2016, um total de 13.079 ocorrências (2.677 incêndios florestais e 10.402 fogachos) que resultaram em 160.490 hectares de área ardida, entre povoamentos (85.785 ha) e matos (74.705 ha).

Comparando os valores do ano de 2016 com o histórico dos últimos 10 anos destaca-se que se registaram menos 25% de ocorrências relativamente à média verificada no decénio 2006-2015 e que ardeu mais do dobro da média da área ardida nesse período. O ano de 2016 apresenta, desde 2006 (até ao dia 15 de outubro), o segundo valor mais baixo em número de ocorrências e o valor mais elevado de área ardida. Até 15 de outubro de 2016 há registo de 963 reacendimentos, menos 425 do que a média do período 2006-2015. (in: http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/relat/rel-if/2016)

Foi tendo em conta estes factos que os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas pediram que a temática da “Floresta” se tornasse um dos temas do ano letivo 2016-17.

Concurso de Ideias – Brigada Verde da Floresta

Este concurso visa estimular o interesse e a criatividade de alunos e professores na busca de soluções para a conservação e preservação da floresta nacional. Deve ser criado um projeto, no seio da comunidade escolar, que tenha como objetivo encontrar soluções através da participação ativa dos jovens.

Este concurso de ideias pretende ser uma mais valia para a escola e para a comunidade favorecendo o aparecimento de projetos de intervenção local que visem a melhoria da qualidade de vida, potenciando os princípios de responsabilidade ambiental e social dos indivíduos e organizações.

Alguns exemplos a considerar:

• Adoção de uma pequena área florestal
  • Campanhas de limpeza da floresta
  • Campanha de educação ambiental
  • Campanha de limpeza de plantas invasoras
  • Bioblitz da floresta – inventário da biodiversidade
  • Criação de um circuito florestal
Participação

Os participantes devem inscrever-se na plataforma até ao dia 31 de janeiro

Escalão 1: JI, 1º e 2ºCiclo

Escalão 2: 3º ciclo, secundário, profissional e superior.

O questionário,  deverá ser  preenchido na plataforma Eco-Escolas (separador atividades) com os tópicos abaixo descritos e submetido até ao dia 30 de maio.

As informações requisitadas neste questionário são as seguintes:

• Nome da escola
  • Nome do Projeto Brigada Verde
  • Logo ou imagem representativa do projeto
  • Objetivos
  • Descrição
  • Grau de ensino dos alunos envolvidos
  • Ações/Atividades
  • Recursos

• Parcerias
  • Calendarização
  • Fase em que se encontra
  • Custos previstos
  • Formas de financiamento previstas
  • Formas de avaliação previstas
  • Anexos ilustrativos do Projeto: fotografias; vídeos
  • Nome do professor coordenador

Premiados
Concelho Escola Projeto Escalão
Câmara de Lobos  EB 1,2,3 Curral de Freiras De Grão a Grão Enche a Natureza o Papo 1º Escalão
Marinha Grande  Escola Pátio da Inês Um Gesto Real por uma Mudança Global 1º Escalão
São João da madeira  EB 2,3/S de S. João da Madeira Reflorestar a minha região  2º Escalão
Trabalhos
Escola Escalão  Trabalho
 Centro Educativo Alice Nabeiro 1º Escalão Instinto Natural
 EB 1,2,3 Curral de Freiras 1º Escalão De Grão a Grão Enche a Natureza o Papo
 Escola Pátio da Inês 1º Escalão Um Gesto Real por uma Mudança Global
Escola Básica Deu-La-Deu Martins  2º Escalão Agentes do Ambiente
 Escola Profissional Vasconcellos Lebre  2º Escalão Diário da Mata
 Escola Secundária de Pombal  2º Escalão (Re)descobrir a Terra- Fórum Estudante
 Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa  2º Escalão  Manutenção dos Espaços Verdes, Uma ESTeSL Mais Rica!
 EB 2,3/S de S. João da Madeira  2º Escalão  Reflorestar a minha região