O FUTURO – projeto das 100.000 árvores

Este projeto é desenvolvido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto, e tem como objetivo criar e manter áreas de florestas urbanas nativas desta região, para enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Integra-se, por isso, no âmbito do tema do ano Eco-Escolas – Florestas.

O território de intervenção do projeto é a Área Metropolitana do Porto e as atividades do projeto consistem principalmente na identificação de áreas, preparação de terrenos, organização de ações de plantação e manutenção abertas aos cidadãos, monitorização de resultados, formação e sensibilização.

A Rede de Escolas do FUTURO foi estabelecida em 2015/16 com o objetivo de integrar as escolas que contribuem para criar, manter e promover as florestas urbanas nativas da região. A intenção é agregar nesta rede as escolas com projetos válidos e pertinentes nesta área. As escolas podem participar através do Programa de Formação, do Programa de Mentores ou nas seguintes modalidades:

Modalidade 1 | Adotar uma área do FUTURO | para que as crianças ou jovens possam acompanhar ao longo do tempo a evolução do seu trabalho, ver a sua floresta crescer, apreciar os ciclos da natureza.

Modalidade 2 | Criar um viveiro de plantas nativas | para que as crianças ou jovens possam trabalhar dentro de portas, na própria escola, dando um contributo muito importante para o FUTURO: fornecer plantas nativas de qualidade para usar em ações de plantação na região.

Modalidade 3 | Valorização do espaço verde escolar | para que as crianças ou jovens possam trabalhar ‘dentro de portas’, de modo a melhorar e cuidar dos espaços verdes da própria escola, melhorando o seu ambiente mais próximo.

Modalidade 4 | Descobrir o mundo arbóreo local | para que as crianças ou jovens possam conhecer mais a fundo as árvores e espaços verdes no seu entorno mais próximo, criando regularmente uma aula no exterior, embora na proximidade da escola.

Modalidade 5 | Expressão e criação com inspiração na árvore | para que as crianças ou jovens possam potenciar as suas capacidades de leitura, expressão escrita, plástica e dramática, bem como o trabalho em equipa, construindo um trabalho final em cooperação, no qual podem potenciar a expressão oral, escrita e corporal e aprender mais sobre as árvores e a floresta.