Vamos apagar as luzes para acender as estrelas!

O nosso planeta, visto da Estação Espacial Internacional, parece uma árvore de Natal. Esta iluminação, visível a partir do espaço, é poluição luminosa provocada por candeeiros e projetores exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro.

A poluição luminosa é um problema glo
bal que precisa de ser combatido, pelas seguintes razões:

• É responsável pelo desperdício de energia e dinheiro;
  • Contribui para as alterações climáticas;
  • Afeta os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas;
  • Impede as pessoas de verem as estrelas e as observações astronómicas.

No âmbito projeto internacional Dark Skies Rangers promovido em Portugal pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia foram lançados  dois concursos nacionais com os seguintes objetivos:

• Divulgar as causas e consequências da poluição luminosa;
  • Sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior energeticamente eficiente e que direcione a luz para baixo;
  • Contribuir para a diminuição da poluição luminosa e para a preservação do céu noturno;
  • Promover o interesse pela Astronomia.
Concurso Reportagem DSR

O concurso destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário. Os alunos devem criar uma reportagem sobre a poluição luminosa. A reportagem deve ser inédita, escrita em português ou inglês e realizada individualmente ou em grupo.

A reportagem pode ser realizada na forma de :

•  artigo – pode ser uma notícia, entrevista ou investigação jornalística.
  •  fotografia – pode ter no máximo 6 fotos originais, acompanhadas de uma legenda esclarecedora e de cariz científico, com o máximo de 20 palavras.
  •  vídeo – deve ter no máximo 3 minutos e pode ser no formato de documentário ou entrevista.

Saiba mais sobre este concurso na página oficial: http://dsr.nuclio.pt/concurso-reportagem-dsr/

Concurso de Desenho

O concurso destina-se a alunos do 1º ciclo com idades entre os 5 e os 10 anos. O desenho deve ser inédito e realizado individualmente em formato A4. Se o desenho incluir texto, este deve ser escrito em português ou inglês. O desenho pode ser elaborado com ferramentas digitais.

Os professores devem:

1. Promover o concurso em cada turma para selecionar o melhor desenho;
  2. Inscrever apenas um aluno por turma na página do concurso;
  3. Enviar o desenho digitalizado para concurso@nuclio.pt

Saiba mais sobre este concurso na página oficial: http://dsr.nuclio.pt/concurso-desenho-dsr/

Apoios

ABAE – Programa Eco-Escolas