Brigada Verde da Monitorização

Porquê esta brigada | objetivo
A participação na recolha e análise de dados de consumo que permitam analisar o impacto das ações do Eco-Escolas na escola é uma tarefa de grande importância para a validação interna e externa da eficácia do Programa.
Propõe-se por isso, a criação em cada Eco-Escola desta “Brigada da Monitorização” (que integra conceito “Brigada Verde” – mais abrangente), a qual deverá ser composta pelos elementos que o Conselho Eco-Escolas entender (preferencialmente alunos).
Os registos dos consumos deverão ser realizados pelos alunos “Brigada Verde” preferencialmente através da leitura do contador mas também se possível através da análise das faturas. Em casos em que os alunos não possuam capacidade ou possibilidade para efetuar estes registos poderão ser elementos do Conselho Eco-Escolas incluindo os coordenadores.

Registar os consumos de água e energia pelo menos uma vez por mês.
Introduzir esses valores na plataforma Eco-Escolas | Ficha de acompanhamento | seção  3.Brigada da Monitorização

Prémio 2015/16
Será sorteado um tablet entre os professores coordenadores que participarem no projeto.

Documentos de apoio

Consulte este documento para saber como colocar as leituras na plataforma EE:

Brigada Verde de Monitorização

Imprima estas folhas para registar as leituras dos contadores.
Folha de campo para monitorização de contadores de água
Folha de campo para monitorização de contadores de eletricidade
Folha de campo para monitorização de contadores de gás

Se quiser ter uma previsão dos valores em kW/h e m3, pode usar esta calculadora.
Cálculo de consumos de energia e água nas escolas

NOTA: Esta atividade é de adesão opcional e não necessita inscrição. Basta introduzir os dados na plataforma Eco-Escolas.

untitled1