Ação de formação Eco-Escolas 2013
Uma parceria CFOR/ABAE

O Seminário Eco-Escolas - funciona também como curso de Formação como o nome oficial de “Eco-Escolas, educação para a sustentabilidade no âmbito da Agenda 21” com o registo de acreditação nº CCPFC/ACC-69542/12 e com a atribuição de 1 crédito (25 horas presenciais) para progressão na carreira dos docentes participantes.

1. Os destinatários da ação são: Educadores de Infância e Professores de todos os Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário
  2. É obrigatória a assinatura de folhas de presença, de acordo com os normativos em vigor. A não assinatura implica a marcação de falta ao fim do período respetivo (manhã/tarde). Só assinam as folhas de presença, os participantes cujo nome conste da lista de formandos.
    A Distribuição da carga horária da ação é a seguinte: 1º dia- sexta- 10 horas; 2º dia- sábado - 9 horas; 3º dia domingo - 6 horas.
  3. Os participantes em Formação Contínua devem utilizar a plataforma moodle do Centro de Formação Orlando Ribeiro, http://www.aprofgeo.org/moodle_cfpor/ para “colocar” todos os documentos inerentes à ação. (ver NOTA sobre a plataforma Moodle)
  4. O trabalho final de avaliação é individual e deverá obedecer aos requisitos especificados. O cumprimento do prazo de entrega (1 mês após o terminus da ação) é fundamental para que todo o processo possa ser concluído atempadamente.
  5. Critérios de Avaliação
    1. “Entrega”, no moodle do centro de formação de todos os documentos inerentes à inscrição;
    2. Participação nas sessões;
    3. Elaboração de relatório crítico individual, sobre um dos assuntos tratados durante os trabalhos + a Planificação de atividades (ver indicações sobre os elementos de avaliação);
    4. Preenchimento da avaliação da ação.
    A avaliação final terá em conta a assiduidade (peso1) e a classificação obtida no relatório + atividade (peso 2).
    A classificação quantitativa, traduz-se numa escala de 1 a 10. A avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente; Suficiente, Bom e Muito Bom) e o valor final da classificação quantitativa.
    De acordo com a lei em vigor os participantes em Formação Contínua devem cumprir um mínimo de 2/3 das horas previstas (pelo que não podem faltar mais de 8 horas) conforme estipulado no art.º 13.º, alínea 2 do Decreto-lei 207/96, de 02 de Novembro. Deste modo o peso das faltas na classificação será o seguinte:
    25 horas presenciais- Horas de Falta - Valor (Escala de 1 a 10): Sem Faltas - 10; 30m – 3h30 - 9; 4h30 – 6h00 - 8; 6h30h – 8h30 -7; + 8h30 - Reprova.
  6. O certificado de frequência com aproveitamento, caso a ele haja direito, será emitido após o encerramento de todo o processo e enviado directamente para a morada indicada na ficha de inscrição ou outra a indicar para esse fim.
  7. A creditação da Acção de Formação é da responsabilidade do Centro de Formação da Associação de Professores de Geografia “Professor Orlando Ribeiro”. Só serão consideradas as inscrições, com todos os elementos solicitados (7) que devem estar colocados no moodle para que a ação possa ser dada como concluída.

INDICAÇÕES SOBRE OS ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO

• Relatório Crítico - Parâmetros de elaboração 6 a 12 páginas de texto (8 a 15 mil caracteres, podendo conter anexos ou fotografias) em suporte informático.
    1. Introdução (aspetos teóricos acerca da importância deste tema para a valorização pessoal e/ou profissional)
    2. Razão da inscrição /expectativas
    3. Descrição das atividades em que participou (Data, Local e Temas abordados)
    4. Metodologia(s) seguida(s) e sua adequação: Sessões plenárias; Visitas de estudo, Trabalho em grupo , Oficinas de trabalho(workshops) , etc
    5. Materiais de apoio /documentação
    6. Satisfação das expectativas
    7. Sugestões para próximas realizações
    8. Conclusão / apreciação global
  • Planificação de atividades – resultado do trabalho nos Fóruns
  • Preenchimento de uma linha do plano de ação para um tema à escolha ou
  • apresentação/planificação de uma atividade prática e respetiva descrição.

NOTA SOBRE A PLATAFORMA MOODLE - LEIA COM ATENÇÃO

Plataforma de Formação: http://www.aprofgeo.org/moodle_cfpor/

1. REGISTO NA PLATAFORMA
    Quando se registar na plataforma e escolher a sua password deve ter em atenção o seguinte: as palavras utilizadas deverão ter pelo menos 8 caracteres, uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um algarismo e um caracter não alfa-númerico (;,_) EX: Barco_78