Comunicado de imprensa

A Associação Bandeira Azul da Europa, secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), organiza, nos próximos dias 16, 17 e 18 de Janeiro, o Seminário Nacional Eco-Escolas 2009, que decorrerá em Seia na Casa Municipal da Cultura e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).
O Seminário destina-se: aos professores coordenadores do Programa, em cada escola; aos técnicos dos municípios que nos departamentos da educação ou do ambiente apoiam as Eco-Escolas, e a todos os profissionais ligados à educação ambiental/EDS. Prevê-se a presença de quatro centenas de participantes.

No Seminário serão abordados pelos diferentes especialistas convidados (ver Programa em anexo) diversos aspectos relacionados com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, mais particularmente, com a Metodologia e Temas de trabalho do Programa Eco-Escolas.  Será dada especial ênfase ao tema do Ano – Alterações Climáticas – estando também prevista a abordagem dos outros temas Eco-Escolas recorrendo a exemplos teórico-práticos: Água, Resíduos, Energia, Mobilidade, Agricultura Biológica Biodiversidade, Ruído e Espaços Exteriores.
Existirão ainda espaços de debate - Fórum Autarquias e Fórum Eco-Escolas - bem como a apresentação de alguns dos projectos inovadores e de qualidade desenvolvidos por, e para, as escolas.
Em paralelo, decorrerá uma Eco-Mostra que integra diversas entidades cujo trabalho se articula com a educação para a sustentabilidade.

Câmara Municipal de Seia co-responsável pela organização e, mais particularmente, pela visita que iniciará o Encontro no dia 18 de Janeiro.

O Seminário Nacional do Programa constitui um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Eco-Escolas, cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da escola. A educação para a cidadania activa constitui um dos pilares essenciais da aplicação da Metodologia do Programa Eco-Escolas.
Os Projectos de Educação Ambiental de qualidade, desenvolvidos nas escolas portuguesas segundo a metodologia do Eco-Escolas, são reconhecidos no final do ano, através de um Galardão Eco-Escolas - Bandeira Verde, que simboliza a existência nessa escola de uma activa e participada educação pelo ambiente.

Em 2008 o Programa contou com a participação de escolas em 176 municípios, das quais foram galardoadas 622 escolas portuguesas.
No presente ano lectivo 2008/09 o Programa conta já com as inscrições de 989 escolas em 191 municípios de todo o país (incluindo não só o continente como os Açores e a Madeira).
Seia que teve em 2008, 7 escolas inscritas e 7 galardoadas, conta com 8 inscrições em 2009. Uma das escolas mais antigas do Programa Eco-Escolas, que desenvolve o Programa desde 2007 – a Escola EB 2, 3 Dr. Abranches Ferrão - é também deste concelho.

Este Programa que é coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (www.abae.pt) e a nível internacional pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE).(www.eco-schools.org). Em alguns dos 45 países onde decorre actualmente o Programa Eco-Escolas ele constitui já um indicador oficial de sustentabilidade.
Em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, este Programa já desde 2003 reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program) como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21 Local, constitui também em Portugal um dos indicadores chave do Projecto ECOXXI, destinado aos municípios.

Novidades 2009
As novidades para este ano lectivo são:

  • o desenvolvimento de acções no âmbito do tema do ano – Alterações Climáticas associado à Biodiversidade;
  • o desenvolvimento de um novo Projecto – Geração Depositrão- associado à recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) em parceria com a ERP Portugal;
  • a reedição do concurso “Brigada Verde” , que visa premiar os melhores projectos ambientais de intervenção na escola e comunidade os quais contarão com o apoio do Mecenas do Programa Eco-Escolas 2008/09 : Unilever Jerónimo Martins;
  • a continuidade do projecto "Escola da Energia" com a proposta de diversas actividades: "Brigada da Energia"; "Código da Energia"; "Protótipos com Energia"; "Matemática da Energia". Neste projecto desenvolvido em parceria com a Galp, aborda-se a problemática das Alterações Climáticas, Eficiência Energética e Mobilidade Sustentável;
  • a reedição do Concurso Nacional "Poster Eco-Código", este ano na sua 9ª edição;
  • o lançamento aos municípios de propostas de estudos de impacto do Programa Eco-Escolas;
  • a continuidade da divulgação de outros projectos considerados de interesse e qualidade para o desenvolvimento do trabalho das Eco-Escolas .

Agradecemos desde já a possível divulgação desta iniciativa e contamos com a vossa presença
na sessão de abertura, que terá lugar no dia 16 ás 9.30
.

Para mais informações consultar www.abae.pt ou
Margarida Gomes - 935373716

Programa Eco-Escolas