Acção de Formação creditada Eco-Escolas 2009

Informações

Informação a todos os professores que demonstraram intenção de realizar formação creditada no âmbito do Seminário Nacional Eco-Escolas 2009.

Nota Prévia

A Acção de formação creditada está planeada como acção paralela ao Encontro Anual Eco-Escolas, tendo sido realizada nos últimos 5 anos por mais de 250 professores.

A realização desta acção é possível devido a uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e o Centro de Formação Orlando Ribeiro, da Associação de Professores de Geografia (www.aprofgeo.geoelearn.com), responsável pela acreditação da acção, junto das autoridades competentes: o Conselho Científico para a Formação Contínua situado em Braga, e ainda devido ao facto de a formadora (Margarida Gomes) acumular as funções de coordenadora do projecto e formadora.

Situação Actual

Neste momento e dado que prescreveu a duração da acreditação da acção anterior designada “Eco-Escolas: um instrumento para a educação ambiental” depois de 5 anos de vigência, foi pedida a reacreditação da acção que se pretende que decorra no âmbito do Seminário anual Eco-Escolas durante os próximos anos, encontrando-se neste momento o processo de reacreditação em apreciação.

A acção designa-se actualmente “Eco-Escolas, educação para a sustentabilidade no âmbito da Agenda 21”.

Segundo informações do Centro de Formação, não deverá ser previsível existir uma resposta sobre a rectificação da acreditação antes de Fevereiro de 2009.

Caso a acção venha a ser acreditada, os 60 inscritos para este ano na Acção de Formação serão informados e ser-lhes-à solicitado o respectivo relatório para a obtenção dos créditos, no prazo de 1 mês após essa comunicação, que se prevê até ao fim de Fevereiro.

Inscrições para a Acção 2009

Quem se pretende candidatar a creditar a formação que estará a realizar no âmbito do Seminário Nacional Eco-Escolas deverá:

1. Assinalar com um X no respectivo quadrado da ficha de inscrição para o Seminário Eco-Escolas 2009, dizendo que pretende frequentar a acção. As inscrições são numeradas por ordem de chegada sendo consideradas as 60 primeiras;
  2. Efectuar a inscrição para o Seminário Nacional Eco-Escolas 2009 (envio de ficha de inscrição preenchida + comprovativo de pagamento);
  3. Efectuar a inscrição (condicional) para a acção creditada, em Seia, no dia 16 até à hora do almoço;
  4. Declarar que tomou conhecimento que a acção se encontra em acreditação e que só será válida após a recepção da confirmação via Centro de Formação Orlando Ribeiro;
  5. Frequentar a acção e assinar as respectivas folhas de presença durante os 3 dias em que decorre o Encontro, num total de 25 horas. Note-se que a existência de faltas (até ao limite máximo) tem agora influência na avaliação da acção (ver regras de avaliação);
  6. Realizar, caso a acção venha a ser aprovada, o respectivo relatório (ver regras na página da formação);
  7. Inscrever-se no moodle (http://moodle.geoelearn.com/) na disciplina Eco-Escolas e colocar lá a documentação solicitada no Relatório.

Informação sobre a formação Eco-Escolas creditada (download formato .doc).

Programa Eco-Escolas