Nota de Imprensa

Festa Nacional da Eco-Escolas com mais de 4000 pessoas

1100 Bandeiras Verdes Eco-Escolas serão entregues em Gaia

A Associação Bandeira Azul da Europa, (ABAE/FEE Portugal) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia convidam à participação na sessão destinada à imprensa de dia 15 de outubro, pelas 11.00 no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia (Oliveira do Douro), durante a qual será realçada a participação dos municípios no Programa Eco-Escolas. Esta sessão está integrada no programa do Dia Bandeiras Verdes 2014 que culminará com a entrega das bandeiras verdes Eco-Escolas1 que este ano serão em número de 1100, dispersas por 199 municípios do país.

Marcarão presença os representantes do ministério da educação e ambiente que apoiam o Programa Eco-Escolas desde o seu aparecimento em Portugal há 18 anos, nomeadamente o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho; o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta; e o Presidente do Município de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

4000 CONVIDADOS ORIUNDOS DE ECO-ESCOLAS E MUNICÍPIOS DE TODO O PAÍS

O município de Vila Nova de Gaia será anfitrião de cerca de 4000 pessoas, entre alunos, professores, municípios e outros convidados, que no dia 15 de outubro poderão usufruir de um programa diversificado onde o mote é a sustentabilidade. Nesse dia que celebra o bom trabalho realizado pelas Eco-Escolas, serão premiadas as escolas com trabalhos que se distinguiram no âmbito dos diversos desafios/projetos Eco-Escolas que decorreram em 2014 com a participação de diversos parceiros, nomeadamente: Fundação EDP, ERP Portugal, Valorcar, Águas de Gaia, Parque Biológico de Gaia, Science 4U, Agrobio, Tetrapack, Valorfito, Interfileiras, Biodiversity4all, Stples e Wringley Foundation que apoiam respetivamente o Eco-repórter da Energia, Geração Depositrão, Poster Eco-Código, Hortas Bio, Criar uma árvore dá frutos Desafio Valorfito, Prémio Interfileiras, Árvores de Portugal e Litter Less Campaign). Serão neste dia distinguidas como Eco-Escolas através da entrega da bandeira verde os estabelecimentos de ensino que durante o ano provaram ter em curso um programa coerente e de qualidade que segue a metodologia da Agenda 21 adaptada à escola.

A partir das 9.30 e até às 13h decorrerá uma Eco-Mostra na qual estarão representadas diversas entidades relacionadas com o Ambiente através de exposições, jogos, ateliers, e outras atividades. Às 11 horas, na Conferência de Imprensa realizar-se-á o balanço do ano letivo anterior, serão anunciados os novos projetos em curso para 2014/15 e ainda entregues os galardões aos municípios parceiros e os prémios às escolas.

De entre as 1236 escolas em 218 municípios que participaram em 2014 no Eco-Escolas, 89% demonstraram ser merecedoras da Bandeira Verde Eco-Escolas. Aproximadamente metade destas escolas (dispersas por todo o país, incluindo regiões autónomas), estarão presentes em Vila Nova de Gaia, concelho que se encontra em 2o lugar a nível nacional com elevado número de escolas galardoadas (31).

A partir das 14h00 iniciar-se-á a Gala Eco-Escolas durante a qual as Bandeiras Verdes serão entregues às crianças e jovens representantes de cada estabelecimento de ensino. De referir ainda o teatro apresentado pelo In-anima, 5 apresentações de Eco-Escolas (eco-estudantes em palco), a atuação ao vivo de Filipe Pinto.

1 Galardão atribuído a nível internacional pela FEE – Foundation for Environmental Education atualmente presente em60 países do mundo e abrangendo cerca de 45.000 escolas 14 milhões de alunos.