Global Action Days | abril 2017

Este ano o Global Action Days tem um novo site!

Esperamos desta forma contribuir para dar uma melhor visibilidade e reconhecimento do trabalho das escolas, nestes dias em que se pretende dar a conhecer a nível nacional e internacional, ações a decorrer no terreno, realizadas pelas Eco-Escolas e pelos Jovens Repórteres para o Ambiente, e desta forma inspirar pela positiva outras ações semelhantes.

Neste novo site, procurou-se sistematizar a articulação entre o Programa Eco-Escolas e Jovens Reporteres para o Ambiente (JRA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, Agenda 2030) por forma a evidenciar o facto de se tratarem de projetos e metodologias que permitem implementar no terreno esses Objetivos. Para saber mais sobre este assunto consulte aqui.

Global Action Days | Community Action Days

O que se pretende com os Global Action Days | Comunity Action Days,  é comunicar sobre as diversas ações que desenvolvem diariamente na escola e na comunidade. Não precisa de ser feito nada de extraordinário, apenas registar e reportar as ações que são feitas no dia a dia como tratar da horta, dos espaços exteriores, da água, dos resíduos, etc, através da publicação de um pequeno texto com fotografias e/ou vídeo, classificando a ação com um ou mais dos ODS.
Outras ideias como: vestir de verde, atividade intergeracional, ação de limpeza ou valorização do espaço público, manifestação, intercambio com outra escola, rota de mobilidade sustentável, painel de compromissos, são apenas sugestões… Outros exemplos neste link

QUANDO E COMO COMUNICAR

Está a decorrer a edição GAD abril 2017, de 20 a 30 de abril, sendo o seu ponto alto a 22 de abril, Dia da Terra.
Depois de publicada a noticia no novo site, poderá e deverá ser partilhada pelos meios ao alcance de entre os quais se sugere:

NOVO SITE: COMO ACEDER E PUBLICAR
  • Se é coordenador(a) Eco-Escolas e já se inscreveu na atividade dos Global Action Days na plataforma Eco-Escolas, tem já criado o seu login e password (que é específico para este site) para poder publicar no Global Action Days. Para aceder experimentar e publicar utilize as seguintes credenciais:

LOGIN: [o email – que usa habitualmente para aceder à plataforma Eco-Escolas]

PASSWORD: [o texto do seu email até ao @]
    Exemplo:
    LOGIN: coordenadorEE123@gmail.com
    PASSWORD: coordenadorEE123
  • Ao publicar a sua atividade (pequeno texto de 1 ou 2 parágrafos, documentado com foto(s) ou vídeo) deverá escolher qual ou quais os ODS que se relacionam…

E quem não se inscreveu na atividade?
  • Se é coordenador numa Eco-Escola, pode ainda inscrever-se, acedendo com o seu login e password habituais que utiliza na plataforma Eco-Escolas. No menu atividades (barra preta no topo do ecrã) inscreve-se no Global Action Days. Posteriormente será criado o seu login que segue as regras acima descritas. Como é feito manualmente pode demorar 1 ou 2 dias até estar ativo.
  • Se é apenas coordenador ou escola JRA  solicite-nos o login e password para inespascoal@abae.pt ou ecoescolas@abaae.pt