Eco-Escolas na “Semana Pergunte pelo Bio”

A AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, lançou este ano a Semana “Pergunte pelo Bio“,  inserida na campanha Grow Greenque decorreu de 11 a 16 de abril. Aconteceram em diferentes pontos do país, várias iniciativas como workshops de cosmética, alimentação saudável, agricultura biológica, promoções, projeção de filmes entre outras atividades, cujo objetivo foi a divulgação do consumo sustentável e biológico.

No âmbito da Semana pergunte pelo Bio, o Programa Eco-Escolas esteve presente no Mercado Agrobio de Almada. Este mercado está aberto todos os Sábados de manhã em pleno centro da cidade, com produtores a vender somente produtos de agricultura biológica, desde frutas e legumes, leguminosas, frutos secos e até plantas aromáticas com aromas desejáveis. O Eco-Escolas trouxe algum dinamismo a este mercado no dia 16 de abril, com as suas atividades e ateliers direcionados ao público de todas as idades, desde miúdos a graúdos, e para assim poder também incentivar o estado saudável e sustentável de cada pessoa. Os jogos ambientais do Eco-Escolas tiveram como função o estímulo do público em relação a várias práticas e atitudes a ter em prol do ambiente. Com o ‘Painel das bebidas’ ficou evidenciado a quantidade de açúcar que se ingere diariamente em algumas das bebidas favoritas, com o ‘Painel da compostagem’ as crianças ficaram a saber que tipo de resíduos podem ser colocados no compostor, para assim criar um ciclo de nutrientes de volta à terra.

Ainda no âmbito desta iniciativa, foi solicitado aos alunos de algumas Eco-Escolas para fazerem a distribuição de folhetos à comunidade, divulgando o programa da Semana nas diversas cidades, tentando assim aumentar o número de participantes nas ações.

Estas atividades de sensibilização ambiental foram realizadas para incentivar crianças, jovens e adultos a despertar em si empenho e vontade de fazer a diferença para um ambiente melhor e uma comunidade mais saudável e sustentável.

Puzzles sobre biodiversidade, com diferentes espécies animais, destinado ao público mais jovem.

Eco-galo com questões sobre agricultura biológica, resíduos, consumo, e outras temáticas ambientais.

As estagiárias da EPED - Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento: Eva e Cláudia

As estagiárias da Eco-Escola EPED que acompanharam estas atividades: Eva e Cláudia.