Desperdício Alimentar, o foco da 2ª edição Alimentação Saudável e Sustentável nas Eco-Escolas

2016-17A ABAE associa-se ao movimento de combate ao desperdício alimentar no  Dia Mundial da Alimentação – (16 de outubro), anunciando formalmente a rediçao (ou  2ª edição do projeto) Alimentação Saudável e Sustentável às Eco-Escolas este ano com enfoque no desperdício.

No 1º ano deste projeto, que surge em resultado de um desafio da Agrobio e do sucesso das Hortas Bio nas Eco-Escolas, participaram 270 escolas, que apresentaram as suas propostas de painéis das bebidas, eco-lancheiras e eco-ementas.  A grande adesão das Eco-Escolas perante os desafios propostos incetiva-nos a continuar este projeto, que este ano apresentará novos desafios com destaque para a Brigada da cantina.

São os seguintes os desafios propostos para 2016/17

• Brigada da cantina – monitorização de atitudes e análise de várias questões nas cantinas e refeitórios que terá entre outras tarefas combater o desperdício.
  • Quiz Alimentação Saudável e Sustentável – com novas questões.
  • Painel dos Alimentos – desafio de representação gráfica e 3D das diferenças ao nível da quantidade de gordura e açúcar em alimentos processados (e não processados), habitualmente consumidos pelos jovens;.
  • Eco-lancheiras – propostas de lancheiras para uma semana outono/inverno e uma semana primavera/verão.
  • Eco-ementas – propostas de menus completos de primavera/verão, saudáveis e sustentáveis, reproduzíveis na cantina da escola e que procure evitar  o desperdício
  • Eco-cozinheiros – as eco-ementas selecionadas integrarão provas de cozinha ao vivo pelos alunos, nas Escolas de Hotelaria e Turismo (relembramos as provas da 1ª edição aqui)

Para além da inovação nos desafios, a grande novidade deste ano letivo será o início de ações nas escolas (de número limitado), com o intuito de envolver e informar pais, professores e funcionários.

As inscrições no projeto estarão disponíveis, na Plataforma das Eco-Escolas. durante o mês de outubro e até final de janeiro.