20 anos de Eco-Escolas celebram-se em Aveiro com a presença dos Xutos e Pontapés

Decorrerá a 30 de setembro o Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2016.

O espetáculo dos Xutos e Pontapés, que desta forma apadrinham os 20 anos Eco-Escolas com a sua presença na “Gala Eco-Escolas”, será um dos pontos altos da tarde (a partir das 14h), que culmina com a entrega da Bandeira Verde 2016 a cada uma das escolas presentes. (ver programa)

O Dia Bandeiras Verdes em Aveiro iniciar-se-á às 9 horas, com uma Eco-Mostra onde os esperados 5000 participantes (alunos, professores, municípios e outros convidados) poderão usufruir de atividades diversificadas de carácter lúdico e pedagógico, para além de exposições e atuações ao vivo no Palco Eco-Mostra de várias crianças e jovens, bem como do cantor Filipe Pinto que apresentará o seu novo trabalho no âmbito do projeto Planeta Limpo.

Às 10h30, terá lugar uma  Conferência de Imprensa durante a qual se realizará o balanço do Eco-Escolas em Portugal e serão ainda reconhecidas as Eco-Escolas que permanecem há 20  e 15 anos no Programa, bem como os 211 municípios parceiros que viabilizam anualmente estas atividades nas escola do seu concelho.  Segue-se uma sessão de entrega de cerca de 200 prémios, às escolas que apresentaram os melhores trabalhos nos diversos desafios e projetos desenvolvidos ao longo do ano.

Este evento é organizado pela  Associação Bandeira Azul a Europa e Câmara Municipal  de Aveiro com o apoio de diversos entidades locais das quais se destaca a SUMA.

LOGO20ANOSECO-ESCOLAS

Este ano celebram-se, não só as 1307 escolas em 225 municípios que  serão reconhecidas como Eco-Escola devido ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, como também os 20 anos do Eco-Escolas em Portugal, um dos países pioneiros no seio da Foundation for Environmental Education a implementar este Programa, hoje presente em 64 países e envolvendo mais de 49.000 escolas em todo o mundo.
Em Portugal participaram  no ano letivo 2015/2016 mais de 600.000 crianças e jovens e de 7000 professores em 1439 escolas, tendo sido o aniversário do Programa celebrado através da concretização da Rota dos 20 e do “Não sou o único… há 20 anos“,  entre outras atividades.

Porque o Eco-Escolas é um Programa de continuidade, onde cerca de 90% das escolas renovam a sua inscrição, podemos afirmar somando as inscrições dos 20 anos no Eco-Escolas em Portugal, que este se replicou  14.960 vezes, totalizando este ano a atribuição de 11.930 Bandeiras Verdes, que validam o trabalho em prol da sustentabilidade, desenvolvido anualmente.
Novos temas do ano, sugeridos pela comunidade Eco-Escolas, desafiam em 2016/17 professores e alunos (inscrições abertas até 30 de outubro aqui) , para a abordagem da alimentação saudável e sustentável, espaços exteriores, floresta ou geodiversidade, para além das obrigatórias atividades relacionadas com a gestão mais eficiente da água, energia e resíduos.
Desenvolver ferramentas para as escolas, formar, motivar, acompanhar, monitorizar, avaliar, evidenciar boas práticas e reconhecer o empenho, continuarão a ser as linhas orientadoras de toda a equipa ABAE | Eco-Escolas, renovando as “sementes” para os próximos 20 anos…

Porque os aniversários são momentos de festa, balanço, e projeção do futuro, congratulamo-nos com as palavras dos testemunhos de alunos, professores, pais, municipios, parceiros e comissão nacional que podem ser lidos aqui, e que nos motivam para continuar a trabalhar no sentido da qualidade, procurando inovar e diversificar.