Hortas Bio nas Eco-Escolas

A AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, convidam as Escolas da Rede Eco-Escolas, de qualquer grau de ensino, a participar num concurso de Hortas Escolares.

O “Prémio AGROBIO / ABAE de Hortas Bio nas Eco-Escolas” é atribuído a projetos que:

• Promovam hortas escolares de acordo com os princípios da Agricultura Biológica (A.B.).
  • Constituam um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente.
  • Promovam uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar.
  • Promovam a interdisciplinaridade e demonstrem um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

Este projeto tem como objetivo envolver os alunos, professores, funcionários e pais na implementação e manutenção de hortas em espaços escolares segundo os princípios da Agricultura Biológica.

Esta iniciativa ainda serve para salientar a importância da Agricultura Biológica na comunidade sendo que contribuí para uma alimentação mais saudavél, para o negócio local, para uma exploração do solo sustentável e ainda para um retorno às tradições de solo que com a industrialiazação, com a produção e distribuição em massa cada vez mais se vai perdendo.